
MILAGE Aprender+, a app que incentiva os alunos a entender a matemática
O projeto MILAGE lançou a app MILAGE Aprender+, que disponibiliza conteúdos pedagógicos na área da matemática dentro e fora da sala de aula. Esta ferramenta funciona como um apoio aos alunos, de forma a resolver autonomamente os exercícios e, ao mesmo tempo, aos professores, no que toca à gestão do tempo das aulas, contribuindo ativamente para as metas do Eixo 2 – Educação, do INCoDe.2030.
O MILAGE – MathematIcs bLended Augmented GamE é um projeto ERASMUS+, financiado pela União Europeia, e tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos portugueses, espanhóis, noruegueses e turcos na disciplina de matemática. A iniciativa baseia-se num sistema de aprendizagem misto (blended-learning), conjugando aulas presenciais com aulas online, de forma manter os estudantes motivados pela exploração de ferramentas matemáticas através das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Neste contexto, a Universidade do Algarve (UAlg), coordenadora do projeto, desenvolveu a MILAGE Aprender+, que está disponível gratuitamente para dispositivos móveis Android e iOS da Apple.
A app MILAGE Aprender+ incorpora características de gamificação, com exercícios em diferentes níveis de dificuldade, de forma a incluir alunos em todos os níveis de aprendizagem. O website do Projeto MILAGE apresenta vídeos detalhados sobre o funcionamento da app e dos exercícios. A app inclui também um sistema de autoavaliação e de avaliação pelos pares, a revisão de conteúdos para o armazenamento do conhecimento na memória de longa duração, e ainda a identificação dos passos fundamentais na resolução de exercícios.
A par desta ferramenta para os alunos, foi também criada a aplicação de back-office MILAGE Aprender+ Professores, destinada às escolas que desejam associar-se ao desenvolvimento de conteúdos para o ensino de matemática, como para outras disciplinas, que podem ser incluídas na app.
De forma a divulgar e promover a utilização da app MILAGE Aprender+ junto dos agrupamentos e escolas do país, a Direção-Geral de Educação (DGE) e a UAlg assinaram um protocolo de colaboração a nível técnico, pedagógico e logístico.