
LIFT quer contribuir para aumentar as competências digitais das mulheres
O projeto LIFT pretende contribuir para ultrapassar as principais barreiras no acesso das mulheres a formação de qualidade no setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este projeto, da responsabilidade do Grupo ISQ que integra o consórcio europeu cofinanciado pelo programa ERASMUS+, pretende chegar às mulheres com baixos níveis de conhecimento na área digital, e visa a criação de um currículo de formação e mentoria que as capacite na aquisição de competências básicas em programação/codificação, bem como confiança na utilização das TIC.
De acordo com o Eurostat 2017, “As mulheres estão sub-representadas no setor das TIC em todos os Estados-Membros da União Europeia. Uma tendência que contrasta flagrantemente com o emprego total, onde a questão de géneros começa a ficar mais equilibrada”.
O projeto LIFT contribui para mudar esta realidade, ajudando 50 mulheres em situação de desfavorecimento social (desempregadas, a viverem em zonas rurais, com baixo nível educacional e não enquadradas em sistemas ou processos de ensino regular) a aumentar a sua literacia digital e competências digitais básicas.