
LIDIA contribui para as competências digitais dos refugiados em Portugal
A experiência do Projeto LIDIA na produção de recursos de auxílio a formadores para as competências digitais levou-o a ser recentemente escolhido para uma colaboração com o Conselho Português para os Refugiados (CPR). O protocolo de colaboração, tal como se pode ler no website do Projeto, contempla a promoção de atividades formativas, a partilha de informação e a receção dos formandos para desenvolvimento de atividades inerentes aos seus percursos académicos.
O Projeto LIDIA, anteriormente denominado TACCLE 2, começou por se destinar apenas a apoiar professores no contexto das novas tecnologias, tendo sido distinguido em 2015 pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Com o valor do prémio Inclusão e Literacia Digital, atribuído pela iniciativa da FCT Rede TIC e Sociedade, a equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL) alargou o espectro de trabalho do TACCLE 2.
Hoje, o projeto Literacia Digital de Adultos – LIDIA promove a Inclusão, através de um conjunto de atividades com tecnologias digitais destinadas a formadores e outros técnicos de intervenção social que lidam com pessoas dessa faixa etária.
Este trabalho de literacia toma forma, entre outros, no livro “Atividades para a Inclusão Digital de Adultos”, que já ultrapassou os 4000 downloads, e que foi traduzido no final do ano passado com o apoio da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE), através do coordenador nacional, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).
A iniciativa central e mais antiga do Projeto LIDIA é o Curso certificado Literacia Digital de Adultos, ministrado desde 2015. Será precisamente esta a primeira atividade conjunta com o CPR, destinada aos profissionais que colaboram no Centro e que estão a participar no projeto Erasmus+ “SEE, TELL AND LISTEN: Improving refugees’ digital literacy through photovoice and storytelling”.