
Já está disponível a aplicação STAYAWAY COVID que surge no âmbito do INCoDe.2030
Foi lançada no Porto, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, a aplicação portuguesa STAYAWAY COVID.
A aplicação permite identificar através da proximidade física entre smartphones, de forma rápida e anónima, as redes de contágio por Covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus. A sua instalação é voluntária.
Desde o lançamento oficial, esta aplicação já foi descarregada por mais de 500 mil portugueses. A aplicação permite que os utilizadores infetados possam introduzir o código para que os contactos próximos, que têm a aplicação instalada, possam ser alertados que estiveram em contacto com alguém que testou recentemente positivo para a Covid-19.
O sistema foi desenvolvido pelo INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores, Ciência e Tecnologia, em parceria com o ISPUP - Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e as empresas Keyruptive e Ubirider, no âmbito do programa INCoDe.2030 - Iniciativa Nacional em Competências Digitais com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Para descarregar a aplicação clique aqui.