
ISQ e IAPMEI assinam protocolo para promover a indústria 4.0 nas PME
Com o objetivo de avaliar o que se faz de melhor na indústria nacional, o ISQ e IAPMEI assinaram um protocolo no final do mês de outubro, com vista na criação de uma rede nacional de apoio à Indústria 4.0. Uma iniciativa que pretende reunir entidades que prestem serviços de consultoria e formação qualificada nas temáticas i4.0.O objetivo é impulsionar as PME portuguesas a definir e a implementar planos de ação fundamentados e consistentes.
Este protocolo insere-se no âmbito das ações previstas no Programa Estratégico para a Indústria 4.0, em especial na matéria de promoção de estratégias de transformação digital junto das PME, alinhadas com os objetivos do Eixo 4 – Qualificação do Programa INCoDe.2030 e do Programa Capacitar i4.0.
Promoção, operacionalização e avaliação de plataformas de autodiagnóstico; boas práticas em i4.0 que ajudem as empresas a responder aos desafios da 4ª transformação digital; avaliar o estado da arte da indústria nacional e apoiar as entidades competentes na definição ou ajuste de iniciativas que facilitem a adoção dos princípios i4.0 pelas empresas; promover a partilha de casos de estudo e de benchmarkings através da organização de fóruns de debate são os principais pressupostos deste acordo de parceria entre o ISQ e o IAPMEI.
As duas entidades comprometem-se a acelerar tendências de modernização e de inovação nas PME, sobretudo no que diz respeito a estratégias de transformação digital, através da divulgação e aplicação de instrumentos e ferramentas facilitadoras dos exercícios de reflexão e de preparação.
Para a implementação desta iniciativa, será constituído um grupo de trabalho composto por representantes do ISQ e do IAPMEI. A primeira medida será a apresentação de um Plano de Ação para curto e médio prazo, que englobe a promoção, divulgação e aplicação do autodiagnóstico. Está ainda prevista a cooperação na organização de workshops, seminários e conferências, em particular, os que abordem temáticas associadas à inovação empresarial e à transformação digital.
Fonte: Oeiras Digital