
INCoDe.2030 promove quatro sessões no “Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal”
O maior evento de Ciência do país começa hoje e termina amanhã ao final do dia
O Programa Portugal INCoDe.2030 promove quatro sessões virtuais no maior evento de Ciência do país, o Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal.
A sessão “Os Desafios da Inteligência Artificial na Máquina do Estado” decorre hoje, terça-feira, das 11h30 às 13h00 e irá debater a eficiência e promoção dos novos serviços de Inteligência Artificial na Administração Pública. Das 14h00 às 15h decorrerá a sessão “INCoDe.2030: promoção integrada das competências digitais em Portugal” em que será apresentado o plano de ação INCoDe.2030, seguindo-se um painel diversificado de participantes em dois debates que terão como temas as competências digitais para uma cidadania ativa na inclusão, educação, qualificação, empregabilidade, especialização e na investigação, como também a “estratégia de dados abertos”.
Já no segundo e último dia do evento, ocorrerá uma apresentação da plataforma NAU das 11h30 às 13h30 “A NAU ao serviço da Ciência” e a apresentação do “Advanced Computing Portugal 2030: a Rede Nacional de Computação Avançada ao Serviço da Ciência e Tecnologia (RNCA)”, com uma mesa redonda em que participam utilizadores de computação avançada de empresas e de unidades de investigação.
“O mote do Encontro Ciência 2020 será a importância e os desafios da ciência, da investigação e da inovação na recuperação do país em tempos difíceis de pandemia e que também obrigam a uma aceleração de determinadas áreas chave. Uma delas é a digitalização e o objetivo de tornar Portugal um país mais digital, transversalmente e sem excluir ninguém. Estas quatros sessões do programa Portugal INCoDe.2030 ao longo dos dois dias do evento e que também fazem parte dos eixos estratégicos de forma distinta, visam exatamente isso. Através de apresentações, dois debates de maior abrangência e uma mesa redonda com um foco mais de especialidade, procuramos despertar todo o interesse que a relevância destes temas pede. Em especial, num evento com esta qualidade e dimensão nacional, refere Nuno Feixa Rodrigues, Coordenador-Geral do Portugal INCoDe.2030.
A participação nas sessões do Portugal INCoDe.2030 requer uma inscrição prévia através deste link.
O Encontro Ciência é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, e conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.