
INCoDe2030: Portugal alinhado com o Quadro de Referência de Competências Digitais Europeu
29/03/2017
O DigComp 2.0 identifica as componentes chave das competências digitais em 5 áreas as quais podem ser sintetizadas da seguinte forma:
- Literacia de informação e dados: Articular necessidades de informação, localizar e recolher dados digitais, informação e conteúdo. Avaliar a relevância das fontes e o seu conteúdo. Armazenar, gerir e organizar dados digitais, informação e conteúdo.
- Comunicação e colaboração: Interagir, comunicar e colaborar através de tecnologias digitais enquanto se está simultaneamente consciente da cultura e da diversidade geracional. Participar na sociedade através de serviços digitais públicos e privados e cidadania participada. Gerir uma identidade digital e uma reputação.
- Criação de Conteúdo Digital: Criar e editar conteúdo digital. Melhorar e integrar informação e conteúdo num corpo de conhecimento, compreendendo simultaneamente como responder às questões dos direitos de autor e licenças de utilização. Saber como se disponibilizam instruções compreensíveis para um computador.
- Segurança: Proteger dispositivos, conteúdos, dados pessoais e privacidade em ambientes digitais. Proteger a saúde física e psicológica e estar consciente das tecnologias digitais para o bem estar e a inclusão social. Estar consciente do impacto ambiental das tecnologias digitais e da sua utilização.
- Resolução de Problemas: Identificar necessidades e problemas, resolver problemas conceptuais e situações problema em ambientes digitais. Utilizar ferramentas digitais para inovar nos processos e nos produtos. Manter-se atualizado com a evolução digital.
Para mais informação consulte o Quadro de Competências Digitais (DigComp) versão 2.0.