
INCoDe.2030 e projeto “No Poupar está o ganho” formam alunos em competências digitais
O projeto de educação financeira “No Poupar está o ganho”, promovido pela Fundação Dr. Cupertino de Miranda alia-se ao INCoDe.2030 e quer chegar a mais de 7.000 alunos e 300 docentes, de 34 municípios diferentes, durante este ano letivo.
Na sua 9.ª edição, que arranca já no próximo dia 15 de outubro, o projeto conta com a parceria do programa INCoDe.2030 e visa estabelecer uma ponte entre a educação financeira e as competências digitais e, com isso, preparar as novas gerações para os desafios tecnológicos do futuro, abrindo portas a novas oportunidades.
Esta aposta tecnológica a decorrer durante todo o ano letivo, visa incutir nos estudantes do ensino pré-escolar, básico e secundário responsabilidade, consciência e ponderação nos seus consumos. Neste sentido, o projeto “No Poupar está o ganho” vai ao encontro dos objetivos definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação.
Para Sofia Marques da Silva, da equipa de coordenação do INCoDe.2030 e docente na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, "trabalhar esta articulação com figuras centrais na formação de crianças e jovens, professoras e professores, é fundamental para se reduzirem desigualdades que o avanço tecnológico também acarreta. O investimento em estratégias, ferramentas e tecnologias digitais junto dos docentes poderá contribuir para os propósitos inerentes à educação e literacia financeiras, e terá impacto nos beneficiários mais evidentes – docentes e estudantes”.
Será disponibilizado aos participantes o acesso a uma plataforma de e-learning, como prova desta aposta tecnológica aliada à formação presencial sendo, ainda, fornecido material de apoio como: conteúdos programáticos, fichas didáticas, planos de aula, filmes de animação pedagógicos, entre outros.
Este projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. O impacto social desta iniciativa será avaliado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.