
INCoDe.2030 debate a inclusão digital nos estabelecimentos prisionais
O INCoDe.2030 vai marcar presença no II Seminário Internacional de Educação e Elearning em Estabelecimentos Prisionais (ELEP) que terá lugar no próximo dia 31 de outubro nos Açores. Sofia Marques da Silva, coordenadora do Eixo 1 – Inclusão, será uma das keynote speakers da conferência, apresentando a sessão “Cooperação multinível e processos de inclusão digital”, às 12 horas, no Auditório do Laboratório Regional de Engenharia Civil da Universidade Aberta, em Ponta Delgada.
A inclusão digital é um dos pilares do INCoDe.2030, sendo o projeto Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCIDs) uma das suas concretizações mais visíveis. A aposta no capital humano é um dos desafios na agenda digital de Portugal e, nesse sentido, as CCIDs procuram combater fatores como as desigualdades socioeconómicas, o sexo, a idade e as necessidades especiais, entre outros, no acesso e na utilização das novas tecnologias.
Na conferência sobre o contexto prisional, à coordenadora do Eixo 1 do INCoDe.2030 juntam-se as keynote speakers Annet Bakker, diretora da European Prison Education Association (Holanda), e Ruth McFarlane, da Open University (Reino Unido). O II Seminário Internacional ELEP é organizado pela Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UMCLA), pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) dos Açores, pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e pela Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).