
INCoDe.2030 apoia 42 Lisboa - A inovadora escola de programação
Chegada a Lisboa no passado mês de julho, a inovadora escola de programação 42, conta agora com o apoio do programa INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional para as Competências Digitais.
A 42 é uma escola internacional, criada em 2013 na cidade de Paris, que tem hoje 30 campus em mais de 20 países. O curso é 100% subsidiado por mecenas, e a taxa de empregabilidade aproxima-se dos 100% em todo o mundo. O programa é totalmente presencial e os campus em cada país estão abertos 24 horas por dia, sete dias por semana, podendo cada aluno definir o próprio horário e o seu plano de desenvolvimento.
A 42 foi desenhada não só para responder à grande procura do mercado de trabalho na área de IT, como também para dar uma oportunidade a todos os que, por qualquer motivo, não prosseguiram os estudos. Estes são alguns dos objetivos que se alinham com o programa INCoDe.2030, nomeadamente na área da Especialização, o terceiro dos seus cinco eixos de ação que procura promover a especialização em tecnologias e aplicações digitais para aumentar a empregabilidade e a criação de valor acrescentado na economia.
O processo de candidatura a decorrer online, registou nos primeiros 15 dias 2.400 candidaturas, 30% das quais de raparigas. Quem passar nestes jogos terá depois que ingressar num bootcamp de um mês, a Piscine, que decorre no campus da 42 Lisboa na Penha de França. Estão já agendadas três Piscines para outubro, novembro e janeiro, de onde serão selecionados os primeiros 150 alunos a entrar no programa em fevereiro de 2021. Qualquer um se pode candidatar a esta escola do futuro, basta ter pelo menos 17 anos, independentemente do seu background académico ou capacidade económica.
Sobre a 42 Lisboa
A 42 promove uma aprendizagem que não conta com o formato tradicional das aulas, não há horários nem professores e são os próprios alunos a avaliar os projetos dos colegas, com base em critérios de correção pré-definidos pela equipa pedagógica. A progressão no programa assenta numa abordagem gamificada, através da obtenção de pontos, como se fosse um jogo. A escola oferece a qualquer pessoa, com mais de 17 anos, a oportunidade de aprender a programar de forma gratuita.
A seleção dos alunos é feita através de dois testes em que se pretende avaliar o raciocínio lógico e a capacidade de trabalhar sob pressão. O primeiro teste dura 4 minutos, seguido de um outro teste de duas horas. O resultado é divulgado dois dias depois. Na fase seguinte, os selecionados passam para a última etapa conhecida como Piscine, quatro semanas intensivas, onde os candidatos vão adquirir bases de programação e aprender sobre a importância de trabalhar em equipa.
Passada a fase de seleção com sucesso, na escola 42 o programa é composto por 21 níveis, que os alunos podem completar num período máximo de cinco anos, com a possibilidade de passarem por qualquer uma das mais de 30 escolas no mundo. Depois de concluírem os primeiros 7 níveis, todos os alunos integram um primeiro estágio de quatro a seis meses. Terminada a primeira experiência profissional, os alunos seguem para uma fase de especialização numa área à sua escolha, de onde partem, depois, para um último estágio de seis meses.