
INA promove novos cursos e-learning no âmbito da “Formação TICE na AP” do INCoDe.2030
A Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas – INA – está a dinamizar novos cursos e-learning no âmbito da ação “Formação TICE na AP” do programa INCoDe.2030.
O próximo curso a decorrer é o de "Introdução à Inteligência Artificial" que se realiza de 13 a 16 de outubro e tem como objetivos identificar áreas de aplicação para a utilização de Inteligência Artificial aplicada à Administração Pública, compreender os diferentes paradigmas de aplicações da Inteligência Artificial e entender os principais conceitos e técnicas da Inteligência Artificial. Além disso, pretende também identificar os problemas clássicos que podem ser resolvidos através da Inteligência Artificial e as soluções de Inteligência Artificial e também apresentar as tendências mais atuais na área da Inteligência Artificial para a resolução de problemas e a sua aplicação na Administração Pública.
O curso "Inovação e Grandes Dados" será realizado de 24 a 27 de novembro e irá abordar temas sobre o conceito e as tecnologias populares de Big Data, os dados relevantes na análise de um problema de negócios e a gestão de ambientes de processamento de Big Data.
Ambos os cursos são dirigidos à Administração Pública e são promovidos no âmbito da ação “Formação TICE na AP” do INCoDe.2030 que pretende criar e ministrar cursos nas áreas das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) na Administração Pública (AP) para promover uma maior utilização destas tecnologias em todos os organismos públicos e nos diversos serviços que estes disponibilizam, de modo a contribuir para a modernização de toda a AP (administração central, poder local e regional).
Parceiro do INCoDe.2030 desde o seu lançamento, o INA é co-responsável pela coordenação da Qualificação Digital dos Trabalhadores em Funções Públicas, medida do Eixo 4 – Qualificação, que se foca na formação de competências TIC no ensino superior (todos os níveis entre os TeSP e a Pós-Graduação), com o objetivo de promover uma aproximação entre as instituições de ensino superior e as empresas, ao mudar as metodologias atuais, incluir a aprendizagem com base em projetos e com formação em contexto de trabalho e os estágios.
Para a formalização das inscrições nos cursos é necessária a criação de conta e login na plataforma SIGEF e, posteriormente, preencher o formulário do respetivo curso.