
Há mais de 400 atividades em Portugal durante a Semana Europeia da Programação
A 7ª edição da EU Code Week – Semana Europeia da Programação decorre de 5 a 20 de outubro e este ano conta já com mais de 45 mil atividades em 70 países. Durante esta semana, qualquer pessoa que queira levar a literacia digital até à sua comunidade poderá faze-lo, registando a atividade na plataforma do evento.
Integrada no Plano de Ação para a Educação Digital da Comissão Europeia, a Semana Europeia da Programação contribui para o objetivo comunitário de acesso às tecnologias e à aprendizagem de competências digitais, tornando os europeus mais aptos a fazer parte da sociedade e do mercado de trabalho.
A edição deste ano disponibilizou previamente formações online e presenciais, destinada a professores e organismos público de modo a habilitá-los, durante o ano letivo e no decorrer da EU Code Week, a falar sobre programação e a utilizá-la como ferramenta nas suas aulas, tornando-as mais interativas, e aliciando os alunos a saberem mais sobre competências digitais específicas.
Em Portugal estão registadas mais de 400 atividades, batendo todos os recordes de participação do país em edições anteriores. Para participar, basta aceder ao website da EU Code Week (disponível nos idiomas da UE, incluindo português), e pesquisar no mapa por país, tipo de público, e temas: Manipulação e Visualização de Dados, Conceção de Jogos, Internet das Coisas e Computadores Wearable, Realidade Aumentada, entre outros.
Tal como em edições passadas, a Direção-Geral de Educação associa-se a esta iniciativa, organizando com a Escola Secundária José Estêvão, em Aveiro, o evento “Programação e Robótica 2019”, que inclui 9 oficinas de trabalho. Vários parceiros e especialistas participam em painéis e conferências ao longo de todo o dia 19 de outubro, incluindo Nuno Rodrigues, coordenador-geral do INCoDe.2030, e Bruno Moura Ferreira, Embaixador EU Code Week em Portugal.
“Esta iniciativa tem conseguido, dentro e fora da Europa, sensibilizar milhões de pessoas para a importância das competências digitais. Os avanços tecnológicos exercem uma pressão cada vez maior para que todos os cidadãos possuam competências digitais básicas para viver, trabalhar, aprender e participar da sociedade moderna”, afirma Bruno Ferreira.
A Semana Europeia da Programação promove ainda o desafio CodeWeek4All que dá a oportunidade aos participantes de fazerem parte de atividades realizadas noutros países e ganharem um certificado de excelência.