
GrassData aplica a Ciência de Dados na Administração Pública
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) está a promover pelo segundo ano consecutivo o Programa em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública, no âmbito do qual foi selecionado o projeto GrassData.
Resultando da parceria entre a Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID) e o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), o projeto “GrassData – Desenvolvimento de algoritmos para identificação, monitorização, verificação de conformidade e quantificação de sequestro de carbono em pastagens” tem como objetivo a utilização de dados para a monitorização e verificação dos resultados de práticas que melhoram a proteção do solo. O projeto terá uma área de 100.000 hectares de teste no Alentejo, a região nacional com mais pastagens, irá decorrer ao longo de 36 meses, entre 2020 e 2022, com um financiamento de cerca de 240 mil euros.
Esta é a segunda edição de 3 concursos anuais no âmbito do Eixo 5 – Investigação do INCoDe.2030. Em 2018 foram selecionados 15 projetos de investigação nas áreas da Inteligência Artificial e Ciência dos Dados aplicados à Administração Pública.