
Fundação da Juventude promove a literacia e inclusão digitais através do “Make Code: Programa o teu futuro”
O projeto Make Code: Programa o Teu Futuro é uma iniciativa da Fundação da Juventude, com o apoio do Programa Portugal Inovação Social e da Microsoft, e já vai no segundo ano letivo consecutivo. Tem como objetivo preparar alunos e professores para uma sociedade digital através do ensino da programação, aumentando e estimulando o gosto e o interesse pela aquisição de competências digitais.
O Make Code foi lançado em 2018, com vista ao combate do fraco nível de competências digitais dos mais jovens e aumentar o nível de literacia digital. Destina-se aos jovens que frequentam os 1º, 2º e 3º ciclos de ensino, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, e aos respetivos professores e diretores das escolas que integram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na Região Norte.
O projeto pretende “promover juntos dos alunos e dos professores conhecimentos básicos associados à codificação e à ciência da computação, através da criação e conceção de produtos digitais, utilizando o Micro:bit (uma placa de microcontrolador) e o Minecraft: Education Edition - ferramentas do bloco Make Code, da Microsoft”. Para tal, todas as escolas participantes recebem, gratuitamente, os kits de Micro: bit e Licenças Minecraft: Education Edition para os alunos e professores envolvidos no projeto utilizarem. Possibilita a participação de qualquer professor, dando as ferramentas necessárias para conseguirem lecionar estas matérias, com horas de formação e apoio na implementação e acompanhamento das turmas em sala de aula. Até 2021 espera-se que a iniciativa chegue a mais de 7800 alunos, envolvendo quase 600 professores.
Os objetivos do Make Code: Programa o Teu Futuro vão ao encontro das prioridades estabelecidas pelos eixos 1 – Inclusão e 2 – Educação do INCoDe.2030, na medida em que procuram estimular e reforçar a literacia e competências digitais na população jovem das escolas em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social e onde mais se manifesta a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar.
Esta iniciativa da Fundação da Juventude conta com a colaboração da Academia de Formação (ATEC) e da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), e o projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu, sendo a Microsoft o Investidor Social.