
FCT faz balanço do primeiro ano do Projeto NAU
O Projeto NAU, uma iniciativa nacional, liderada pela FCT, que tem como objetivo a construção e operação de uma plataforma para Ensino e Formação a Distância para Grandes Audiências, já completou um ano de atividade. Neste primeiro aniversário o balanço é positivo e, segundo a FCT, a “comunidade continua a crescer”.
Até ao momento, o Projeto NAU conseguiu impactar e envolver mais de 150 instituições de administração pública através da realização do levantamento de requisitos. Aderiram à Plataforma NAU cinco entidades Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro Nacional de Cibersegurança, Turismo de Portugal, Universidade do Algarve e Instituto Politécnico de Leiria.
Além disto, a infraestrutura da Plataforma NAU está já a receber cursos dos cinco parceiros fundadores: Direção-geral da Educação (DGE), a Direção-geral da Saúde (DGS), a Direção-geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), o Instituto do emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Ssecretaria-geral da Educação e Ciência (SGEC).
O Projeto NAU apresenta uma infraestrutura técnica e operacional que permite a publicação e dinamização de cursos à distância para grandes grupos, normalmente designados por cursos MOOC 'Massive Open Online Course', orientados para a Administração Pública e Ensino Superior.
Esta plataforma permite a aproximação da Administração Pública aos cidadãos em geral, quer no sentido de melhorar os seus próprios serviços, quer para fazer chegar mais facilmente a informação aos cidadãos. As instituições de ensino superior passam a dispor de um meio com grande impacto que permitirá chegar a novos alunos, fazer divulgação científica e aumentar a visibilidade internacional.