
FCT colabora com Moçambique nas áreas da Ciência Aberta, Gestão de Ciência e Segurança
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) marcou presença em três eventos que se realizaram Maputo, Moçambique, nas áreas da Ciência Aberta, Gestão de Ciência, Segurança e MOOCs (Massive Online Open Courses). Os eventos Conferência da MoRENet, Cybersecurity Summit e 2º Seminário sobre Ciência Aberta tiveram lugar entre 11 a 15 de novembro.
Estiveram presentes representantes da Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) da FCT, nomeadamente, João Gomes, que apresentou a "Plataforma Nau – Sempre a aprender" e "Partilha da experiência do CERT da Rede Académica e Científica Portuguesa", e João Mendes Moreira, que abordou as iniciativas de Ciência Aberta e de gestão de ciência em Portugal. A FCCN ministrou ainda um workshop sobre gestão de ciência onde foi abordado o programa PTCRIS, o Ciência ID e o CIÊNCIAVITAE.
Moçambique é o terceiro país, depois de Portugal e Brasil, com mais matrículas na Plataforma NAU, na qual participa como produtor e consumidor de cursos. Esta colaboração antecipa o espírito do tema da próxima Presidência Portuguesa da UE, que será Europa-África.