
EuroHPC abre candidaturas para financiar projetos em Computação Avançada
Estão abertas as candidaturas para projetos em Computação Avançada a serem financiados pela União Europeia. A iniciativa é da European High-Performance Computing Joint Undertaking, ou Euro HPC JU, a empresa comum europeia para a computação de alto desempenho. Há duas categorias para a apresentação das propostas, com um total de 95 milhões de euros destinados aos projetos selecionados.
O programa está aberto à participação todas as entidades que contribuam positivamente para o cumprimento dos objetivos R&I (Research & Innovation Programme), integrado no Horizonte 2020 da Comissão Europeia. As candidaturas, assim, são sujeitas a dois níveis de verificação de elegibilidade, uma a nível europeu, e outra a nível nacional, de acordo com as regras de financiamento de cada agência envolvida. Todos os detalhes do concurso podem ser consultados no Anexo para o Plano de 2019 da EuroHPC (em inglês).
Os projetos devem relacionar-se com uma das áreas temáticas disponíveis. A primeira categoria, cujo prazo para submissão de propostas termina a 14 de novembro, é “Inovando e promovendo a utilização e as competências em computação de alto desempenho” (Innovating and Widening the HPC use and skills base), e inclui os temas HPC Competence Centres e Stimulating the innovation potential of SMEs. Com um prazo mais alargado – até 14 de janeiro de 2020 – a segunda categoria, Aplicações e Tecnologias de Escala Extrema (Towards Extreme Scale Technologies and Applications), inclui os tópicos Extreme scale computing and data driven technologies, HPC and data centric environments and application platforms e Industrial software codes for extreme scale computing environments and applications.
Portugal faz parte do grupo pioneiro de seis países que assinaram a Declaração da EuroHPC, em março de 2017, numa parceria comunitária para o desenvolvimento de recursos Europeus de computação avançada. O objetivo da EuroHPC é contribuir para colocar a UE na liderança das tecnologias de computação de alto desempenho, apoiando o desenvolvimento de supercomputadores de exaescala.