
Estão abertas as candidaturas para a ultima CALL do CEF- Telecom
As propostas deverão ser submetidas até 5 de novembro de 2020
A última call do Programa Connecting Europe Facility- Telecom (CEF-Telecom; 2014-2020), tem um orçamento de cerca de 36 milhões de euros para promover o Ecossistema Europeu de Serviços Digitais e responder às necessidades de administradores públicos, de empresas e dos cidadãos em geral, em atividades fronteiriças (ver todas as calls abertas).
- Plataforma Europeia para as competências e empregos digitais
O tópico Plataforma Europeia para as Competências e Empregos Digitais tem como objetivo apoiar a interconexão das infraestruturas das Digital Skills and Jobs National Coalitions (o INCoDe.2030 em Portugal), assegurando a interoperabilidade à componente transnacional. A plataforma deve fornecer um ponto único de acesso às atividades para competências digitais nos diferentes Estados Membros e deve facilitar um conhecimento mais profundo das capacidades digitais que são precisas na EU.
Poderá consultar mais informações aqui: 2020 CEF Telecom Call - European Platform for Digital Skills and Jobs (CEF-TC-2020-2) e aqui.
- Cibersegurança
O tópico Cibersegurança tem um financiamento disponível de 10.5 milhões de euros para desenvolvimento de capacidades operacionais na área da cibersegurança e implementação da Diretiva Europeia relativa à segurança de redes e informação (Diretiva NIS). Neste tópico serão financiados quatro objetivos:
- Apoio aos operadores de serviços essenciais, Autoridades Nacionais competentes e Centros de Partilha e Análise de Informações;
- Apoio à preparação conjunta, consciencialização situacional compartilhada e resposta coordenada a incidentes de cibersegurança (dirigida especificamente a profissionais de IT);
- Suporte à implementação do 2º Programa Bianual do grupo NIS (deve incluir 2 membros das autoridades públicas nacionais);
- Apoio à cooperação e capacitação para a certificação em cibersegurança, em conformidade com o EU Cybersecurity Act;
Mais informações sobre o Cibersegurança aqui.
- eHealth
O tópico eHealth tem um financiamento disponível de 5 milhões de euros, para financiar as seguintes ações:
- Prestação continuada de apoio técnico IT para assegurar o uso apropriado da Plataforma ERN Europeia por novos membros. (Ação Obrigatória)
- Coleção e validação de dados do sistema de monitorização ERN, bem como implementação de melhoramentos:
- Apoio á utilização dos sistema on-line para coleção e validação dos dados dos membros da ERN (Ação Obrigatória)
- Contribuição para o grupo de trabalho de Monitorização e Melhoria da Qualidade ERN, através do desenvolvimento e implementação de novos indicadores, mandatados pelo Conselho de Estados-Membros ERN. (Ação Opcional)
- Gestão das ferramentas de e-training e e-learning das ERN e a sua inclusão num ambiente centralizado IT baseado na Plataforma Moodle (código aberto).
- Produção de conteúdos novos e complementares. (Ação Opcional)
- Avaliação do impato de todas as atividades de formação de forma a promover melhoria da qualidade, cobertura e adequabilidade das ações de e-training e e-learning. (Ação Opcional)
- Outras atividades de apoio ao desenvolvimento de das ERN:
- que não possuam um conjunto de dados customizados desenvolvidos ou em desenvolvimento.
- Que possuam um conjunto de dados customizados desenvolvidos ou em desenvolvimento.
- Que possuam um Registo desenvolvido.
Mais informações sobre o eHealth aqui.