
Converter licenciados para a área digital
A primeira edição do programa SWitCH, destinado a converter licenciados para a área das tecnologias de informação e comunicação (TIC), teve início no dia 2 de Outubro, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Este programa está inscrito como uma das ações no Eixo de Qualificação (Eixo 3) da INCoDe.2030, sendo o resultado de uma parceria entre a associação Porto Tech Hub e o ISEP. O programa SWitCH, visa a aquisição de competências digitais e a integração de profissionais na área das TIC. Tem como objetivo responder às necessidades que as empresas de base tecnológica estão a sentir para contratar profissionais com conhecimento nas áreas das Tecnologias de Informação. Trata-se de um Project based learning, onde os alunos aprendem com o recurso a metodologias ágeis baseadas na execução, em detrimento de longas aulas.
Segundo a Porto Tech Hub, foram recebidas mais de 200 candidaturas, provenientes de graduados de áreas diversas, e selecionados 29 alunos que vão integrar a primeira ação do SWitCH. Esta pós-graduação irá decorrer durante nove meses, seguida de um estágio remunerado – a que todos os alunos terão acesso – com a duração de 12 meses no contexto das empresas do Porto Tech Hub.
Enquanto contributo para minimizar o problema da escassez de recursos humanos aptos para trabalhar na área tecnológica, o programa SWitCH pretende, no próximo ano, duplicar o número de alunos, estando já em análise a possibilidade de vir a expandir o programa para outras localizações.
O Eixo Qualificação da INCoDe.2030 visa capacitar profissionalmente a população ativa com as competências digitais necessárias à integração no mercado de trabalho, nomeadamente através da requalificação de desempregados licenciados [Medida 3.6.].