
Conselho da Europa adota Declaração de Educação para a Cidadania na Era Digital
Os Estados-membros do Conselho da Europa adotaram no passado dia 26 de novembro a Declaração de Educação para a Cidadania na Era Digital (Declaration of Citizenship Education in the Digital Era), durante o encontro de Ministros de Educação em Paris, sob a presidência Francesa.
A adoção desta Declaração procura assegurar o trabalho conjunto dos países. Subscrevendo o documento, as nações comprometem-se a garantir que os alunos dominam as ferramentas digitais desde cedo, de forma a que estejam totalmente preparados para o mundo em que vivemos e para integrar a sociedade atual, cada vez mais tecnológica e muito marcada pela crescente necessidade de educação digital.
Este encontro debateu o papel vital da educação na capacitação de cidadãos ativos e responsáveis e no desenvolvimento das competências digitais e funcionais necessárias, destacando as mais recentes políticas e as melhores práticas de alfabetização digital, a sua contribuição e as dificuldades encontradas neste processo. O propósito é de, através do trabalho conjunto dos Estados, disponibilizar as ferramentas digitais necessárias de forma a conseguir jovens mais informados e combater os discursos de ódio no meio digital.
A reunião contou com entidades e delegações de toda a Europa, nomeadamente a Lifelong Learning Plataform, uma plataforma que reúne mais de quarenta organizações europeias ativas no campo da educação, da formação e da juventude, e é presidida pelo português Luís Costa, que marcou presença neste encontro.
O Conselho da Europa é a principal organização de direitos humanos da Europa, reunindo 47 Estados-membros, 28 dos quais são membros da União Europeia. A sua principal função é supervisionar a implementação da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, um tratado destinado a proteger os direitos humanos, a democracia e o Estado de Direito.