
Concurso “Conta-nos uma História” promove literacia digital junto dos mais novos
Está de regresso o concurso “Conta-nos uma História”. À semelhança dos anos anteriores, a 11ª edição da iniciativa tem o objetivo de incentivar as escolas de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico a desenvolver projetos que promovam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente de gravação digital de áudio e vídeo.
O concurso admite histórias em português e inglês, que podem ser originais ou interpretações com base em fábulas, contos, e outros textos já existentes. A participação é por grupos de alunos, com supervisão de um docente, que devem produzir a história em formato áudio ou vídeo com um limite de 3 minutos. As candidaturas são feitas através de um formulário online, até 31 de janeiro de 2020, e a entrega dos trabalhos vai decorrer de 15 de janeiro a 31 de março de 2020.
Esta iniciativa vai ao encontro aos objetivos estabelecidos pelo Eixo 2 – Educação do INCoDe.2030, na medida em que promove a literacia digital no ensino pré-primário e primário. Na edição anterior foram submetidas 315 histórias, nos formatos de áudio e vídeo, estando as 24 vencedoras disponíveis online.
O concurso “Conta-nos uma História” é dinamizado, desde 2009, pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e com a Rádio ZigZag.