
Computação avançada em debate: Portugal prepara instalação de um novo supercomputador no Minho
A evolução da área de computação avançada em Portugal e o progresso da utilização do supercomputador instalado Minho em 2019, assim como da estratégia nacional de computação avançada, são debatidas esta 6f, dia 23 outubro na conferência "Advanced Computing Portugal 2030" que se realiza no Campus de Azurém da Universidade do Minho, com transmissão pela Internet. O evento conta com a participação (via Zoom) do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na abertura e encerramento, pelas 13 horas, assim como pelo Diretor da DG Connect da Comissão Europeia, Khalil Rouhana, assim como de uma conjunto de cientistas, empresários e utilizadores de computação avançada.
A estratégia nacional de computação avançada , “Advanced Computing Portugal 2030”, foi lançada após Portugal ter sido um dos países promotores da Declaração de Roma de Abril de 2017, estando a ser implementada como um processo dinâmico e evolutivo que visa promover e expandir a Ciberinfraestrutura Avançada (ACI) em Portugal por um fator de 1000 até 2030. Prevê o desenvolvimento da computação científica avançada e o processamento de dados de forma eficaz e diversificada, quer pelas comunidades académicas e científicas, quer pela indústria e em todas as áreas do conhecimento e da economia, na saúde, clima, energia, mobilidade e no estudo dos processos sociais.
A estratégia nacional de computação avançada representa um dos instrumentos que Portugal tem levado a cabo no sentido de desenvolver no país a área da computação avançada e reforçar as competências digitais dos portugueses.
A conferência, organizada pela FCT no âmbito do Programa Portugal Digital e da Iniciativa INCoDe.2030, tem como objetivo avaliar, em particular, a evolução do processo de instalação do FCT/MACC- Minho Advanced Computing Center e a participação de Portugal na iniciativa EuroHPC – European High Performance Computing, assim como o nível de utilização do 1º cluster de supercomputadores “BOB”, em operação desde 2019 no MACC (em Riba D`Ave, no Minho).
O evento incluirá ainda a apresentação dos planos em curso para a instalação de um segundo supercomputador em Portugal, o “Deucalion”, o qual será instalado em 2021 no âmbito da iniciativa Europeia EuroHPC.