
Cinco projetos portugueses entre os candidatos aos World Summit Awards
A próxima edição do World Summit Awards (WSA) vai ter lugar em 2020 em Viena, e há cinco projetos portugueses entre os candidatos aos prémios internacionais de inovação tecnológica de elevado impacto social.
O concurso é fruto da Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação (World Summit on the Information Society – WSIS) das Nações Unidas, em cooperação com a UNESCO e a UNIDO. A final da competição realizou-se pela primeira vez em Portugal em março de 2019, premiando as melhores aplicações de 2018. Este ano, os empreendedores digitais têm até 15 de julho para submeter os seus projetos à Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), encarregue da seleção das melhores ideias a nível nacional.
Totalmente alinhadas com os Eixos Educação, Inclusão e Investigação do INCoDe.2030, Governo e Envolvimento Cidadão (Government & Citizen Engagment), Aprendizagem e Educação (Learning & Education), Alojamento inteligente e Urbanização (Smart Settlements & Urbanization), e Inclusão e Empoderamento (Inclusion & Empowerment) são as quatro categorias que contam com projetos de assinatura portuguesa. Salienta-se este ano a participação portuguesa com as apps City Point Cascais, Snapcity e Pordata e ainda Via Verde Mobility Digital Ecosystem e Body Interact, estas duas já eleitas na última edição.
Os WSA tiveram início em 2003 e os projetos candidatos são oriundos de mais de 180 países. O Global Congress, que em 2020 se realiza em Viena, é o culminar do processo de inovação tecnológica que procura responder aos problemas da atualidade a nível mundial, tal como estão identificados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.