
Ciberbullying em foco no Encontro Nacional de Cidadania Digital
O ano letivo de 2019/2020 marca o arranque do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, e este é também um dos temas em destaque no Encontro Nacional de Cidadania Digital, que acontece no próximo dia 29 de novembro no Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, em Lisboa.
Atento aos fenómenos do bullying e do ciberbullying e ao impacto que estes podem ter junto das crianças e dos jovens, o Ministério da Educação decidiu elaborar e propor às escolas a implementação de um plano de combate ao bullying e ao ciberbullying. Ao Plano de Prevenção e Combate ao Bullying associa-se a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que se configura como um importante instrumento de sensibilização, prevenção e intervenção, destinado a toda a comunidade educativa, com vista à erradicação deste fenómeno.
Alinhada com esta missão, a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, promove o Encontro Nacional de Cidadania Digital, durante o qual especialistas convidados irão abordar temáticas como Bullying e Ciberbullying, Combate ao Discurso de Ódio, Crescer e Aprender na Era Digital. O programa inclui ainda um painel de jovens, um painel de práticas de referência das escolas e a cerimónia de entrega de prémios às escolas, participantes nas iniciativas de Cidadania Digital. A inscrição, gratuita e obrigatória, faz-se através do preenchimento deste formulário online.