
Chegou o AI Moonshot Challenge, a competição para resolver problemas ambientais
O AI Moonshot Challenge é a nova competição mundial que combina tecnologias de computação, Inteligência Artificial e diversificadas fontes de dados de satélite. As equipas são desafiadas a resolver problemas complexos no âmbito das alterações climáticas e monitorização ambiental, competindo pelo prémio de 500.000€.
Esta iniciativa foi apresentada no espaço da Startup Portugal, na Web Summit, no passado dia 5 de novembro, e contou com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do coordenador-geral do INCoDe.2030, Nuno Feixa Rodrigues.
Esta competição resulta da parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Unbabel Labs. Conta com a colaboração com o Minho Advanced Computing Center (MACC), sendo promovida pela Agência Portuguesa de Inovação (ANI).
A primeira edição do AI Moonshot Challenge vai ser dedicada à Gestão de Resíduos e Sustentabilidade, mais precisamente à deteção, localização e monitorização de resíduos marítimos à escala planetária. As equipas de todo o mundo vão competir para encontrar a melhor solução, aplicando técnicas avançadas de Inteligência Artificial para analisar grandes quantidades de dados. Os vencedores da competição vão poder apresentar a sua solução no Web Summit 2020.
A iniciativa do AI Moonshot Challenge enquadra-se nos objetivos do Eixo 5 – Investigação do INCoDe.2030 e relaciona-se com a recentemente lançada Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial e com a Estratégia Nacional para a Computação Avançada.