
Chega ao fim a linha telefónica da iniciativa “Linha Somos Tod@s Digitais” que serviu de apoio digital aos infoexcluídos e à população mais sénior
A iniciativa deverá ser recuperada noutros moldes e de forma transversal para o programa INCoDe.2030
“A Linha Somos Tod@s Digitais” é uma iniciativa do programa INCoDe.2030 que reuniu esforços de diversas entidades nacionais para ajudar a população portuguesa com menos competências digitais para melhor lidarem com a situação de isolamento social em que uma maioria da população se encontrou. Num tempo em que a gravidade da situação da Covid-19 impôs constrangimentos sociais e profissionais, as alterações na vida de todos foram enormes. Há ainda um número significativo de pessoas em Portugal que, por não terem tido oportunidade de adquirir competências digitais básicas, ficaram e estão mais arredados de todas as suas funcionalidades. Foi nesse enquadramento que o projeto “Somos Tod@s Digitais” surgiu e disponibilizou uma linha de telefone gratuita (800 100 555). Um veículo através do qual as pessoas solicitaram ajuda junto de equipas de mentores voluntários recrutados nas instituições de ensino superior.
O projeto que decorreu entre 7 de abril e 31 de julho contemplou ao todo mais de 900 chamadas e participaram nele 6 instituições de ensino superior. O projeto foi coordenado pelo Digital TransformationColab (DTx) e pela Unidade de Computação Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/FCCN) e contou com a participação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Universidade e a Associação Académica de Coimbra (UC/AAUC), Universidade Nova de Lisboa (UNL), o Núcleo de Estudantes de Biologia e Geologia da Universidade de Aveiro (Nebg-AAUV) e o Politécnico do Porto (IPP). O apoio destas entidades traduz-se nos mais de 160 voluntários que aderiram ao projeto, num total de 115 dias de atendimento e mais de 920 horas de suporte e esclarecimento a todos os processos e dúvidas que surgiram. Finalmente e em jeito de outro balanço final, verificou-se que a aplicação mais procurada para a utilização foi o whatsapp.
O principal objetivo desta iniciativa foi contribuir para promover uma maior interação com a família e amigos, ajudando as pessoas a adquirirem algumas competências básicas que lhes permitiriam diminuir um pouco os efeitos do isolamento a que estiveram sujeitas. Paralelamente, foram desenvolvidos pequenos tutoriais explicativos sobre a utilização de aplicações como o Skype, WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram e foi desenvolvida uma campanha publicitária para a TV, Rádio e Digital que contou com a Sílvia Rizzo e o Diogo Faro como protagonistas! Toda esta informação manter-se-á disponível nos sites da iniciativa durante os próximos meses. https://somostodosdigitais.pt/.
Para Nuno Feixa Rodrigues, Coordenador Geral do INCoDe.2030, “O INCoDe.2030 já vem trilhando um caminho em Portugal no apoio ao conjunto da população com menos competências digitais. Um apoio que passa pela pedagogia e a disseminação da literacia digital àqueles que não têm um acesso direto a ela. Foi muito relevante termos conseguido colocar esta iniciativa e linha de apoio no “ar” em tempo oportuno, na fase mais complicada do surgimento da Covid-19 nas nossas vidas e que nos obrigou a um confinamento forçado. Acredito que a Linha Somos Tod@s Digitais foi um veículo essencial para ajudar muitos portugueses a ligarem-se aos seus familiares, amigos, e ao mundo no geral. Ninguém pode ficar sem resposta e foi muito bom ter contado com o apoio de tantas entidades relevantes e da operadora, NOS. Esta é daquelas iniciativas que pode fazer todo sentido recuperar para objetivos futuros e transversais ao INCoDe.2030.”
Passada a fase mais crítica do nosso confinamento e da relevância da linha no apoio à população, é unânime que poderá ser oportuno adaptá-la a outros moldes para que passe a ser uma ferramenta transversal a todo o programa do INCoDe.2030.