
Carreiras e trajetórias profissionais em debate a 5 de novembro
Os desafios e perspetivas das carreiras e trajetórias profissionais no futuro são o mote para a conferência que se vai realizar no dia 5 de novembro, no auditório II do Centro de Congressos de Lisboa. Um encontro para profissionais e especialistas em educação e formação de adultos. As inscrições são gratuitas e os interessados podem fazê-lo aqui.
A conferência é organizada pelo serviço nacional de apoio da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE) e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em parceria com a Fundação AIP, no âmbito da Futurália 2019.
Dos nomes que fazem parte do programa destaca-se a sessão de abertura com o Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita e o encerramento da responsabilidade do Secretário de Estado da Educação, João Costa.
A manhã do evento será marcada por uma sessão de partilha e reflexão em plenário, sendo que o primeiro painel, “Conhecimento: o elo entre o passado e o futuro”, contará com a intervenção de Pedro Guedes de Oliveira, Coordenador Geral do programa INCoDe.2030. Na parte da tarde é feito um apelo à participação de todos em quatro workshops distintos: “O futuro do trabalho, carreiras e trajetórias”, “Literacias, soft skills e competências emergentes”, “Aprendizagem ao longo da vida: compromisso para a inclusão” e “Conhecimento, património e empregabilidade”.
Após a conclusão dos workshops, os participantes voltam a reunir-se numa plenária sobre “os desafios e perspetivas das carreiras e trajetórias numa visão integrada”.
De acordo com informação disponibilizada no site, esta conferência pretende assinalar a abertura, em Portugal, da III Semana Europeia da Formação Profissional, que se realiza de 5 a 9 de novembro, e que este ano coloca em discussão “novos desafios e oportunidades inerentes à emergência de uma nova era – Indústria 4.0, pautada por mudanças geradas não só pela digitalização mas também pela digitação de toda a sociedade”.