
BrightStart chega ao Instituto Politécnico de Leiria
BrightStart é um programa de aceleração de competências na área das Tecnologias Informáticas desenvolvido pela Deloitte que foi alargado aos estudantes do Instituto Politécnico de Leira (IPL). Depois do Instituto Politécnico de Setúbal, onde teve início, e do Instituto Politécnico de Viseu, foi a vez do IPL e a consultora assinarem o protocolo que celebrou o arranque oficial da iniciativa. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.
Este programa de aceleração de competências na área das Tecnologias Informáticas destina-se aos estudantes finalistas do ensino secundário, e dá-lhes a oportunidade de adquirirem conhecimentos e competências práticas em ambiente real de trabalho em tecnologias, preparando-os para a vida profissional enquanto estudam.
BrightStart tem a duração de cinco anos, período durante o qual os alunos completam um Curso Técnico Superior e Profissional (TeSP) em Tecnologias Informáticas, e uma licenciatura em Engenharia Informática, tendo direito a uma bolsa de estágio de longa duração, que inclui as propinas mensais e as taxas de inscrição. As ofertas formativas disponibilizadas por este programa vão ao encontro dos objetivos definidos pelo Eixo 4 – Especialização do INCoDe.2030.
O protocolo assinado cria oportunidades de formação com um processo de ensino-aprendizagem mais orientado para o mercado e promotor de empregabilidade para os jovens, proporcionando-lhes a resolução de casos reais em contexto empresarial, no universo tecnológico de rede global da Deloitte. Contribui também para a capacitação da região, uma vez que representa um investimento na formação de recursos humanos altamente qualificados e especializados para as competências digitais.