
Até 1 de dezembro está aberta a 2ª fase de candidaturas ao apoio NGI
A segunda fase das candidaturas para o NGI_TRUST está aberta até ao dia 1 de dezembro. O “New Generation Internet” (Nova Geração da Internet – NGI) é um apoio financeiro atribuído a projetos de investigação e de inovação em tecnologia que promovam uma internet de confiança, no âmbito do programa Horizonte 2020 da União Europeia (UE), para que os projetos selecionados consigam alcançar os seus objetivos.
A segunda fase de candidaturas, que sucede à primeira call, de fevereiro a abril deste ano, procura atrair uma maior diversidade de participantes e impulsionar o desenvolvimento de projetos que promovam uma “Nova Geração de Internet” mais humana, com base na privacidade e na confiança no online.
Os candidatos podem ser indivíduos, grupos de pessoas ou organizações, desde de investigadores, tecnológicos, especialistas na área, PMEs que trabalham com tecnologias da internet, organizações ou empresas com particular interesse ou preocupação na área, que sejam residentes ou estejam registados num Estado-membro da UE ou num país associado ao Horizonte 2030.
O apoio NGI é atribuído a projetos que desenvolvam áreas como: melhoria da gestão do consentimento de forma a dar maior controlo ao utilizador; aplicação da Inteligência Artificial para ir ao encontro dos interesses do utilizador; seleção de tecnologias que melhorem a privacidade (criptografia, identidade federal, entre outras); e estabelecimento de protocolos para manter uma infraestrutura da Internet de confiança.
O financiamento do NGI_TRUST é atribuído a três tipos de projetos, com objetivos e duração distintos e onde a cada um será atribuído um apoio diferente, de acordo com as suas necessidades.