
<Academia de Código_Júnior> abre 100.000 vagas gratuitas para as escolas poderem ensinar a programar
A < Academia de Código_Júnior > através do Projeto < Aprende a Programar >, que conta com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), pretende levar o ensino gratuito de Programação a 100.000 crianças do 1.º ao 6.º ano de escolaridade de todo o país. As escolas interessadas podem candidatar-se até 7 de outubro através do site.
A missão passa por preparar as crianças para uma sociedade digital, passando de simples utilizadores a criadores. Esta aventura digital permite ainda combater o insucesso escolar, desenvolver o pensamento computacional, raciocínio lógico e a capacidade de “problem solving” com a introdução às Ciências da Computação, através da plataforma Blanc que aparece ainda como ferramenta de inclusão na sala de aula. A iniciativa foi desenhada de uma forma que qualquer professor pode ensinar a programar.
A iniciativa < Academia de Código_Júnior > nasceu em 2015 como um projeto-piloto em escolas de Lisboa, com aulas de programação informática, com o intuito de combater o insucesso escolar e segundo João Magalhães, chief executive officer (CEO) da < Academia de Código > afirmou à Human «chegámos a mais de 30 mil crianças, ajudando-as através da programação, a desenvolver o raciocínio lógico e cognitivo e ao mesmo tempo promovendo a inclusão social na sala de aula através dos nossos conteúdos. Em muitos casos, os resultados na disciplina de Matemática melhoraram substancialmente. Na sequência deste sucesso, este ano abrimos 100 mil vagas.»
Fonte: Direção-Geral da Educação e Human