
450 mil estudantes e professores já utilizam a SELFIE para aconselhamento sobre tecnologias educativas
São já mais de 450 mil estudantes, professores e dirigentes escolares que, em 45 países, utilizam a ferramenta da Comissão Europeia financiada pelo programa Erasmus+ para aconselhamento sobre tecnologias educativas. A SELFIE, sigla em inglês para “Autorreflexão sobre a Aprendizagem Eficaz fomentando a Inovação através de Tecnologias Educativas” (Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technology), foi lançada há 1 ano, com o objetivo de ajudar as escolas a avaliar e melhorar as formas como utilizam a tecnologia para o ensino e a aprendizagem. Até ao final de 2019 prevê-se que o número de pessoas a utilizar esta ferramenta ultrapasse as 500 mil.
O comissário de Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, mostrou-se satisfeito pela «ferramenta SELFIE estar a ser utilizada em tantas escolas e tão diversas, ajudando os professores e os estudantes a debater e a reforçar as competências digitais», acrescentando que «as escolas podem avaliar em que ponto se encontram no respetivo percurso digital e definir as etapas seguintes».
A participação é online, gratuita e anónima, está disponível em 31 idiomas e cada escola pode configurar as questões em função das suas necessidades, escolhendo entre as afirmações facultativas e acrescentando as suas próprias perguntas. O resultado é um relatório personalizado, que identifica os domínios em que é necessário agir.
A SELFIE é uma das 11 iniciativas do Plano de Ação para a Educação Digital adotado pela Comissão em janeiro de 2018 e que decorre até ao final de 2020. O plano de ação visa incentivar as competências digitais na Europa e apoiar a utilização inovadora das tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem. É uma das várias iniciativas da Comissão que estabelecem as bases de um Espaço Europeu da Educação.