Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Criação de Recursos Educativos Digitais

Criação de Recursos Educativos Digitais

Promotor – Casa do Professor

Ação – Criação de Recursos Educativos Digitais

Descrição – A conjuntura pandémica que vivenciamos atualmente levantou imensos problemas à Comunidade Educativa, mas também trouxe inúmeras oportunidades de reflexão, de ação e de renovação. Este curso vem dar resposta à necessidade de capacitação de Educadores e Professores para criar ou modificar, usar e partilhar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem, tendo como principais destinatários os Educadores de Infância e os Professores dos Ensinos Básico e Secundário, embora envolvendo indiretamente as crianças e os jovens, principais beneficiários dos recursos educativos digitais produzidos, daí termos incluído no ponto 3 também estes públicos.

O curso tem a carga horária de 25 horas de formação e é acreditado, nesta modalidade em regime a distância, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com data de término a 19 de março de 2024. O curso consta do Plano de Formação para o próximo ano letivo, onde prevemos realizar várias edições, podendo ser consultadas informações atualizadas no nosso website: https://casadoprofessor.pt/categoria-produto/tecnologias-educativas/

As próximas edições desenvolver-se-ão, em regime de e-learning, na plataforma Microsoft TEAMS da Casa do Professor, organizadas com sessões síncronas e assíncronas, tendo caráter teórico-prático. O curso explora as questões relacionadas com a educação a distância, a aprendizagem online e as competências digitais, em específico as necessárias para a criação de recursos educativos digitais e a sua utilização segura em contexto educativo.

Está organizado em 3 módulos: M1 - Educação a distância e competências digitais; M2 - A aprendizagem online; M3 - Criação de recursos educativos digitais. As sessões síncronas são realizadas por videoconferência utilizando os métodos: expositivos - para apresentação dos conteúdos programáticos; interrogativos - possibilitando a interação com e entre os formandos; demonstrativos - para explicar o funcionamento de aplicações e ferramentas digitais; e ativos para realizar trabalho individual e em grupo, aplicando e consolidando conteúdos.

Nas sessões assíncronas são privilegiados os métodos interrogativos - proporcionando interação em fórum de discussão e ativos - para exploração das ferramentas digitais e consequente criação de um recurso educativo digital para a área disciplinar em que cada formando intervém. São ainda privilegiadas estratégias de tutoria ativa, dinâmica de grupo e práticas inovadoras com os alunos.

Até ao momento já desenvolvemos duas edições, cujas datas apresentamos: 1.ª edição - ocorreu do dia 18 de maio ao dia 10 de julho de 2021; 2.ª edição - ocorreu do dia 5 de julho ao dia 26 de julho de 2021 e encontra-se, atualmente, aberto o período de inscrições para a terceira edição.

 

Mais informações, aqui.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Eça de Queiroz, 29
1050-095 Lisboa

211 336 464