EIXO 4 / FORMAÇÃO AVANÇADA

Aumento da capacidade de todos estudantes e graduados de ensino superior de processar dados
Este projeto pretende promover a capacidade de comunicação de resultados do processamento de grandes quantidades de informação em todas as áreas do conhecimento, das artes e humanidades às ciências sociais, naturais e às engenharias e tecnologias, por forma a alcançar as seguintes metas na transformação da oferta do ensino superior.

Ciclos de estudos de graduação e pós-graduação
Esta ação visa identificar novos cursos a criar em modalidade de ensino a distância na área das competências digitais e promover a criação de pós-graduações digitais executivas, para públicos adultos diplomados de qualquer área científica. Pretende-se também nesta ação reforçar a capacidade de formação ao nível dos doutoramentos nas áreas TIC.

Formação TICE na AP
Esta ação pretende criar e ministrar cursos nas áreas das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) na Administração Pública (AP) para promover uma maior utilização destas tecnologias em todos os organismos públicos e nos diversos serviços que estes disponibilizam, de modo a contribuir para a modernização de toda a AP (administração central, poder local e regional).
Notícias
» (08/10/2020) INA promove novos cursos e-learning no âmbito da “Formação TICE na AP” do INCoDe.2030

Cursos TeSPs TICE em parceria com empresas e com a Administração Pública
Nesta ação pretende-se alargar a oferta formativa das IES e fomentar a sua ligação às empresas e a entidades da Administração Pública, central e local, promovendo uma resposta às necessidades específicas do mercado empresarial e do setor público no âmbito das competências digitais.

Criação de cursos MOOC em tecnologias digitais avançadas e sua aplicação
Nesta ação pretende-se elaborar um plano de criação de cursos MOOC em tecnologias digitais avançadas. O objetivo é dar resposta às necessidades das empresas no domínio do digital, nomeadamente ao nível da integridade dos sistemas, da privacidade de dados, da segurança das informações, etc. e em conformidade com a regulamentação aplicável.

Academias tecnológicas
O objetivo principal desta ação é a criação de academias tecnológicas nas IES de cada região com o objetivo de fortalecer os conhecimentos práticos dos alunos nas áreas de atuação das academias e de melhor os preparar para o meio profissional. Pretende-se ainda promover ativamente no ensino a cooperação estratégica com os setores de atividade relevantes para a área geográfica da região da IES.

Metodologias de aprendizagem baseada em projeto em cursos Técnicos Superiores Profissionais
Nesta ação pretende-se potenciar a utilização de metodologias de aprendizagem inovadoras centradas no aluno, baseadas nas técnicas de active leanrning como o PBL, WBL e outras, no ensino dos cursos TeSP, principalmente das áreas TICE (TeSP TICE).

Empresas e Politécnicos
Numa colaboração entre empresas, representadas pela Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA) e institutos politécnicos, como a Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Felgueiras/ Politécnico do Porto (ESTGP), têm sido promovidos CTeSP para formação de ativos de empresas.
A Unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) dinamiza a plataforma NAU – Ensino e Formação à Distância da Administração Pública para Grandes Audiências – disponibiliza cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), abrangendo temas como Bulling e Ciberbulling, Autonomia e Flexbilidade Curricular, RGPD para Cidadãos, e Cibersegurança.
Mais informações aqui; contactos: 218 440 100; info@nau.edu.pt
Notícias
» (19/09/2019) Plataforma NAU promove partilha de experiências sobre cursos online
» (15/03/2019) Plataforma NAU lançada dia 3 de abril na Futurália
» (28/12/2018) FCT faz balanço do primeiro ano do projeto NAU
» (12/04/2018) Fundação para a Ciência e a Tecnologia vai lançar em setembro nova plataforma de ensino à distância
» (02/10/2017) Lançamento do projeto NAU

Cursos Técnicos de Especialização Profissional
Aumento significativo de Cursos Técnicos de Especialização Profissional (CTeSP, nível 5) em TIC, e aumento de vagas em cursos TIC e CTEM, fora de Lisboa e do Porto, sem diminuição nestas duas cidades, ao contrário de quase todas as outras áreas científicas.