Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Associação para a Inserção por Centros Digitais de Informação

Associação para a Inserção por Centros Digitais de Informação

PromotorCentro de Cidadania Digital de Valongo 

AçãoAssociação para a Inserção por Centros Digitais de Informação

Descrição - O Centro de Cidadania Digital (CCD) é o resultado de um novo conceito de smartcities onde os próprios cidadãos, de forma colaborativa, apropriam-se das ferramentas digitais e propõem soluções para a sua comunidade, tornando a cidade mais inteligente, mais humana e mais participativa. 

O CCD é um projeto que assegura o acesso de todos às tecnologias digitais. Em contexto escolar, todas as crianças e jovens criam projetos digitais que contribuam para uma escola mais inovadora e motivante para os alunos e professores. Relativamente aos jovens que não trabalham nem estudam, o CCD pretende dar competências digitais, aumentar a sua participação cívica, para que descubram vocações e definam um plano de vida. Quanto aos adultos, a ação do CCD aumenta as suas competências digitais e, por consequência, as suas competências para a empregabilidade, empreendedorismo, participação cívica e economia digital. Por fim a inclusão dos seniores nas atividades do CCD procura aumentar a sua participação cívica, capacitar para a economia digital e proporcionar um envelhecimento ativo, promovendo a participação de jovens para o desenvolvimento de atividades intergeracionais.

Já na sua 3ª Edição (2019/2020) e com um impacto direto em cerca de 1.800 pessoas, o CCD está preparado para receber todos os cidadãos, de forma gratuita, que queiram participar ativamente na resolução de desafios relacionados com o emprego, com a escola, com a inclusão social e digital, com a democracia participativa e com a dinamização do concelho.

A sua metodologia assenta na abordagem desenvolvida por Paulo Freire, onde a atuação deverá ser guiada por um problema, que deverá ser analisado, para que uma resposta eficaz possa ser desenvolvida. O processo não se fica por aí e a readaptação deverá ser constante, mediante a observação da intervenção. Utilizando sempre a tecnologia como meio e fim, o CCDV propõe aos membros da comunidade que observem o que os rodeia, definam os problemas e trabalhem sobre eles de forma a mitigá-los, constituindo assim uma importante forma de atuação para os diversos desafios que a vida lhes imporá.

SIGA-NOS

CONTACTOS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

+351 213911554
+351 213917634