Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Apps for Good

Apps for Good

PromotorCDI Portugal 

AçãoApps for Good

Descrição - O Apps for Good é um programa educativo tecnológico que tem como objetivo criar uma nova geração que utilize a tecnologia para mudar o mundo, desafiando professores e alunos a desenvolver aplicações para smartphone e/ou tablet que os ajudem na missão de transformar (e melhorar) as comunidades onde se inserem. Tendo sido iniciado em 2004 no Reino Unido, desde 2015 está presente em Portugal, pela mão do CDI Portugal, em colaboração com o Apps for Good UK.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver uma nova metodologia de ensino adaptada às necessidades de uma sociedade cada vez mais social e criar uma nova geração de “problem-solvers” e “digital makers” capacitados de competências digitais. Simultaneamente é feito um trabalho com os professores para a implementação da ação, de forma a que possam também eles participar ativamente na revolução dos métodos de ensino.

É proposto aos alunos que criem soluções digitais que minimizem os problemas ligados à sustentabilidade, tendo como motivação os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para tal foi criado um modelo operacional que passa pela formação de docentes nos domínios da literacia digital para trabalharem localmente com os jovens, sendo apoiados por uma rede de experts em diferentes áreas, orientando os jovens no seu percurso e colocando a componente digital no contexto empresarial.

Será disponibilizado aos professores a possibilidade de optar por um dos quatro níveis técnicos diferenciados: building blocks, introdução à linguagem web (HTML/CSS), programação web (Javascript) e integração com APIs. Estes níveis vão permitir aos alunos e professores, com conhecimentos básicos ou intermédios, desenvolver um conhecimento digital técnico de nível avançado.

Adicionalmente, o projeto tem uma componente competitiva que ajuda a estimular a criatividade e a potenciar as capacidades de cada aluno (e equipa). No final do programa Apps for Good as equipas de alunos participantes no programa são convidadas a participar na competição Apps for Good, que tem duas fases: os encontros regionais e o evento final.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Eça de Queiroz, 29
1050-095 Lisboa

211 336 464