Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Ações com Selo INCoDe.2030

Ações com Selo INCoDe.2030

Stemcamp Escola de Tecnologia

A stemcamp é um projeto educativo que complementa os modelos existentes com práticas pedagógicas inovadoras que possibilita transformar o futuro de crianças e adolescentes através do ensino da tecnologia e outras habilidades essenciais para o futuro. Neste projeto são resolvidos especialmente duas questões que causam profundos impactos negativos no futuro dos adolescentes, que é a falta de conhecimento em tecnologia e linguagem computacional, e a dificuldade em aprender através das novas plataformas.

Projeto 3Digital (Modelação 3D e Realidade Virtual)

O Projeto 3Digital é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) nas áreas da modelação 3D e da realidade virtual. A participação no Projeto implica que os/as alunos/as concebam e desenvolvam projetos, orientado/a por um/a professor/a de informática, ou por uma equipa de professores, desde que coordenada por um professor de informática, durante o ano letivo, na área da modelação 3D ou da realidade virtual. 

Curso Pós-Graduação: Desenvolvimento de soluções informáticas 300 horas

Este curso visa proporcionar a aquisição de conhecimentos e de aptidões práticas em desenvolvimento de software, essenciais na sociedade atual da digitalização e do pensamento algoritmo. É organizado após uma auscultação das principais empresas tecnológicas que desenvolvem as suas atividades no Algarve, assim como dos setores da Universidade do Algarve que orientam as suas iniciativas para a área da formação e investigação das ciências informáticas.

O Futuro chegou: Aprende Programação e Robótica

A ROBOCODE GENERATION acredita que a educação é a base de uma sociedade, capacitando as crianças para ir mais além, criando relações e colaborando na resolução de problemas. A sociedade da informação exige novas competências e apresenta novos desafios para as gerações vindouras, em que o pensamento computacional é a chave para o sucesso. A nossa visão são as crianças: as futuras gerações, educadas para pensar computacionalmente, preparando-as para os grandes desafios que o futuro lhes reserva.

Projeto PAPTICe

O Concurso PAPTICe é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), com apoio de vários parceiros, que tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo, evidenciados pelos/as alunos/as, nos seus projetos de PAP, nas áreas de Informática, Multimédia e Robótica.

Jornadas Pedagógicas Transformação Digital & Educação Século XXI

As Jornadas Pedagógicas "Transformação Digital & Educação Século XXI" são o kickoff de um Programa com 3 anos de duração que objetiva a transformação digital do Agrupamento de Escolas de Eça de Queirós em Lisboa, nomeadamente os procedimentos e processos, assim como a utilização das TIC para o ensino.

Hórus- Formação de mediadores digitais

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde, EPE (CHPVVC) tem em curso um processo de transformação digital e de literacia em saúde, no contexto do Projeto Hórus, enquadrado na iniciativa - de âmbito nacional - SNS Sem Papel e do qual constam as seguintes ações:

Ready for BioData Management? A Capacity Building Program in Data Management for the Life Sciences

Ready for BioData Management?” é um programa de competências de gestão de dados para ciências biológicas de modo a possibilitar pesquisadores e instituições a gerir os seus dados de forma mais eficaz e eficiente.

A taxa de produção de dados científicos está a aumentar exponencialmente. Para enfrentar esse desafio é essencial boas práticas de gestão de dados em conformidade com os princípios de dados FAIR. Isso foi reconhecido por financiadores e editores científicos que estão a impor políticas de ciência aberta e a aderir aos princípios do FAIR. Agora é pedido que a comunidade de pesquisa de ciências da vida reconheça a importância e o valor acrescentado da gestão de dados e venha a adquirir as habilidades e competências necessárias para a implementação de práticas de gestão dos dados diariamente.

Atualmente, o “Ready for BioData Management?” tem dois cursos: 1) Introdução de Planos de Gestão de Dados e 2) Planos Avançados de Gestão de Dados.

  1. Introdução de Planos de Gestão de Dados é um curso introdutório com o objetivo de divulgar as melhores práticas de Gestão de Dados e ensinar os conceitos básicos de elaboração e de utilização dos Planos de Gestão de Dados (DMP) no contexto das atividades pesquisadas. O curso está disponível em duas modalidades: aula teórica de duas horas com discussões e em curso prático durante todo o dia com exercícios em grupo. Em ambas as modalidades, o curso apresenta duas palestras sobre a gestão de dados de pesquisa e DMPs. Na modalidade hands-on, as palestras são seguidas por um exercício prático de DMP, onde os participantes formam grupos para preencher um DMP de um projeto simulado de pesquisa na tela personalizada. Na modalidade palestra, esse exercício é substituído por uma breve demonstração de preparação de um DMP.

Devido à pandemia do COVID-19, estamos a oferecer as duas modalidades no paradigma de ensino à distância, cursos online através da plataforma Zoom. O exercício prático de grupo é realizando através das salas de sessão de grupo Zoom, onde os participantes preenchem em conjunto o DMP com o modelo de planilha do Google.

 

  1. Planos de Gestão de Dados Avançados

"Ready for BioData Management? - Advanced Data Management Plans" é um curso prático com duração de um dia em que os participantes são orientados pelo processo de preparação de um DMP real de um projeto de pesquisa real, de acordo com o modelo DMP H2020. Este curso pressupõe que os participantes tenham as noções básicas de DMPs.

Irá contar com uma palestra de apresentação da plataforma DMPOnline em que os participantes irão utilizá-la e outra palestra com uma visão geral do modelo DMP H2020, no entanto a maior parte do curso será uma sessão prática onde irão preparar um DMP na plataforma, em pares. Os participantes serão incentivados a trazer o seu próprio projeto de pesquisa ou um plano de projeto, caso haja interesse em produzir um DMP que seja relevante para eles.

Estão a ser preparados cursos de “gestão de dados do dia-a-dia” e “Dados da planta FAIR com MIAPPE”

“The Ready for BioData Management? Introductory Course” foi desenvolvido em 2019 e foi dado presencialmente em várias instituições em Portugal, desde Braga a Faro. Desde julho de 2020 está a ser dado online.

Mais informações em: http://ready4biodatamanagement.biodata.pt/index.html

Champion For Change

Partindo de uma realidade observada na Natixis em Portugal em 2018 - de entre os quase 600 colaboradores, apenas 20% eram mulheres – o Senior Management percebeu que algo estava errado no equilíbrio de género da equipa e rapidamente se identificou que o problema se encontrava no mercado de trabalho tecnológico, a nível nacional e global.

Um estudo da Microsoft no mercado europeu indica-nos que as razões que explicam a falta de interesse das raparigas em seguir carreiras na área da Tecnologia estão diretamente relacionadas com a falta de exemplos femininos, poucas oportunidades para experiências práticas no currículo educativo e escasso estímulo no ambiente escolar. Isto resulta num total de apenas 33% de profissionais em áreas tecnológicas do género feminino, 75% das quais desempenham funções de suporte como Recursos Humanos, Administração e Marketing.

Assim, decidimos que a nossa intervenção devia focar-se na Comunidade Educativa, com o objetivo de, desde cedo, trabalhar as questões relacionadas com o enviesamento inconsciente, potenciando a disseminação de informação sobre as áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Desenhámos um programa diversificado, que inclui inúmeras ações e eventos com o objetivo de aproximar Empresas e Organizações, Escolas (Alunos, Pais e Professores), Jovens (Ensino Universitário e Profissional) e Comunidades Tecnológicas. Surge assim, em Janeiro de 2019, o Champion For Change.

Envolvendo não só os colaboradores, profissionais do setor, estudantes e organizações públicas, temos como missão estimular e fomentar a presença e o trabalho de raparigas e mulheres no mundo da Tecnologia, reforçando a mensagem de que as áreas STEM não são um monopólio de qualquer género.

Na procura de uma Educação Inclusiva, de Qualidade e Equitativa, visando o alcance da Igualdade de Género, a Natixis em Portugal tem vindo a promover diversas iniciativas, interna e externamente:

Natixis Hello, Tech: Os colaboradores da Natixis deslocam-se às escolas para apresentar a estudantes do 7º ao 9º ano, através de uma dinâmica de grupo, as principais funções inerentes a uma empresa tecnológica, desmistificando o leque de possibilidades nesta área;

Shadow Day: Oportunidade para os estudantes entre o 7º e o 9º anos interagirem com profissionais da Natixis em Portugal e aprenderem sobre a sua rotina diária e oportunidades de carreira, passando um dia na empresa;

Close-up: Consiste numa conversa informal entre o Senior Management da Natixis em Portugal e líderes no ecossistema tecnológico e empresarial nacional;

Empowered Tech: Comunidades tecnológicas, Estudantes e Comunidades Women in Tech são convidados a participar nestes meetups educativos e informativos, promovidos num ambiente informal e facilitador de trocas de experiências, boas práticas e aprendizagens;

Em 2019, o projeto foi distinguido com o Selo da Diversidade da APPDI.

O Champion For Change visa mostrar a toda a comunidade que IT é, sim, uma opção. Para todos.

Mais informações em: https://www.youtube.com/watch?v=25ZBJAx-v4I&list=PLCffxNP5tKRRSRMhCwpaQ-Ot1tQwTYIDr&index=8

Capacid@de digital: Rede de Voluntários da ESTG para a Capacitação Digital do Tâmega e Sousa

Este projeto educativo de inclusão digital vista desmistificar o uso da tecnologia através de um conjunto de ações de formação de modo a pretendem dotar a população de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam executar ações básicas como criar e gerir uma conta de correio eletrónico, efetuar uma pesquisa online, consultar e utilizar serviços públicos digitais, entre outros.

As ações serão ministradas pelos Estudantes da ESTG (supervisionadas por um responsável da ESTG) residentes nos 11 municípios do Tâmega e Sousa e terão lugar no município de residência de cada voluntário.

Esta iniciativa vai ao encontro e acaba por dar resposta ao definido no Plano de Ação para a Transformação Digital, mais precisamente no que à capacitação e inclusão digital das pessoas diz respeito.

O Hospital vai à praia

Na época de Verão e, em particular, durante agosto, tradicional mês de férias, o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde lança uma campanha com o mote “O Hospital vai à Praia”.

Assente no pressuposto da promoção da literacia digital em saúde, a iniciativa assentará no trabalho de pequenas equipas, sob a égide do Serviço de Gestão de Doentes, que - munidas de dispositivos móveis - irão ter presença nas praias concelhias, com argumentos de sensibilização e registo dos banhistas no portal do Centro Hospitalar - #Sigame – a par de idêntico registo, envolvendo a área do cidadão do Portal SNS. Em qualquer lugar, há funcionalidades online que podem ser ativadas e que em muito contribuem, não só para o conforto do utente, como para a respetiva segurança, num contexto de vigência da pandemia de Covid-19.

O portal #SIGAME, disponível em www.chpvvc.min-saude.pt, dispõe de uma opção de chat que o utente pode utilizar para tirar dúvidas, permite fazer agendamentos, obter declarações, ou aceder a uma teleconsulta, entre outras funcionalidades.

O portal integra um projeto abrangente em torno de objetivos relacionados com a desmaterialização e promoção da literacia digital em saúde, denominado Hórus.

Sob esta designação há todo um trabalho em curso, alicerçado em protocolos com as autarquias locais, e que aposta na formação de recursos humanos para promover, precisamente, a literacia em saúde.

Para aproveitar o Verão e promover novas práticas de interação com o SNS, o Hospital vai à praia.

Mais informações em: https://sigame.chpvvc.min-saude.pt/

Literacia Digital – Nós e (A)vós

Esta ação consiste em sessões de Literacia Digital para seniores com mais de 65 anos, dinamizadas pelos alunos e supervisionadas por voluntários e/ou professores. O Projeto Nós e (A)vós é um projeto intergeracional, trata-se de uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES) pensada pela Sicó Formação S.A., entidade proprietária da Escola Tecnológica e Profissional da Sicó (ETP Sicó) e apoiada deste o primeiro minuto pela Junta de Freguesia de Avelar e pela empresa Leca Portugal, S.A., enquanto Investidores Sociais.

Esta iniciativa surge para combater um dos problemas sociais mais debatidos no nosso país, que é o isolamento do idoso. Através do Diagnóstico Social verifica-se que há um conjunto alargado de idosos cujos rendimentos económicos são geralmente muito baixos. Também a “dependência” dos idosos é uma problemática que se vai agravando com o passar dos anos, configurando-se como problemas de saúde mais comuns: a diabetes, a hipertensão, as doenças cardiovasculares e as doenças mentais. Constatou-se também, que grande parte dos familiares estão emigrados e os que permanecem têm de se deslocar para os seus empregos, sendo que a maioria dos idosos vivem sozinhos e isolados, ficando em casa durante grande parte do dia. Estes, não tendo ninguém para conversar e socializar, evidenciam, cada vez mais frequentemente, sintomas de depressão e outras doenças do foro psicológico. Outros dos fatores do isolamento é o facto da população mais idosa enfrentar uma sociedade cada vez mais tecnológica, e sentir-se naturalmente excluída. Outro problema social direciona-se para os jovens do nosso país, que é o insucesso escolar e como efeito, o aumento de casos de maus comportamentos na sala de aula e o abandono escolar. 

O foco de atuação com esta IIES é apostar numa intervenção social e intergeracional em contexto comunitário que permitirá a criação e desenvolvimento de um conjunto de atividades de combate ao isolamento e solidão na velhice, facilitando e apoiando a família na manutenção dos idosos no seu meio natural de vida e formar futuros adultos com valores e despertos para as etapas do envelhecimento.

A temática literacia digital foi escolhida, principalmente, para os idosos poderem manusear vários instrumentos informáticos com o objetivo de falar/ver os seus familiares, promovendo uma aproximação e combater o isolamento social.

Exemplos de atividades realizadas:

  • Internet para todos;                       
  • Fotografia de Rua – a arte do Ver e eternizar sensações;        
  • Retrato de gerações;
  • Preenchimento de declarações, como por exemplo IRS;                                                  
  • Internet em Casa;                                            
  • Telemóvel não é um bicho;
  • Gerações;
  • Jogos de estimulação cognitiva.

 

Mais informações em https://www.facebook.com/nos.e.avos/.

SIGA-NOS

CONTACTOS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

FCT 213 924 300
FCCN 218 440 100