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Ações com Selo INCoDe.2030

Ações com Selo INCoDe.2030

A DXC Technology aposta na tecnologia e tem vindo a implementar diferentes programas de difusão das TIC, nos quais trabalha com escolas e associações sem fins lucrativos vocacionadas para a educação dos jovens. A tecnologia está em constante evolução e a programação é um campo que está a ganhar importância na maioria dos perfis profissionais, por isso pretende-se que esta iniciativa desperte a paixão por estas duas áreas entre os mais jovens.

O DXC Code Challenge é um concurso que pretende despertar nos jovens o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de forma atrativa, divertida e fácil de desenvolver.

Os jovens do 2º e 3º ciclos, entre os 10 e os 15 anos, são desafiados a criarem o seu videojogo, de acordo com um determinado tema, que este ano diz respeito às alterações climáticas, promovendo a redução das emissões de CO2 e ambicionando um futuro mais verde e saudável. Os jovens são desafiados a criar o seu próprio esquadrão verde.

Mais informações, aqui.

VISUM 2022

A Vision Understanding & Machine Intelligence (VISUM) Summer School é uma iniciativa sem fins lucrativos, que tem como objetivo juntar estudantes, investigadores e entusiastas, quer da academia, quer da indústria, com interesse em visão computacional e inteligência artificial. Tendo quase uma década de história, a VISUM tem-se estabelecido como uma referência nacional e internacional, atraindo, ano após ano, um número crescente de participantes, oradores e parceiros, de diversas áreas e nacionalidades. A Comissão Organizadora da VISUM é constituída por docentes, investigadores e estudantes de doutoramento do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) que fazem investigação fundamental e aplicada em visão computacional, reconhecimento de padrões e aprendizagem computacional.

STEM PLAY

Promotor – Happy Code

Ação - Aprendizagem Criativa com STEM PLAY

Descrição - A STEM PLAY é uma inovadora plataforma de aprendizagem de programação, com base numa abordagem aos ODS da ONU, compreensão dos conceitos básicos do pensamento computacional e desenvolvimento de criatividade.

Mais do que uma plataforma, a STEM PLAY é a combinação perfeita entre atividades online e offline, e uma ferramenta para consolidação de aprendizagem. Trabalha em conjunto com um currículo pedagógico adaptado aos alunos do 1º ciclo, abrangendo vários benefícios pedagógicos:

1. Aprendizagem Criativa: Promove o desenvolvimento da criatividade do aluno;

2. Gamificação: Processo de aprendizagem gamificado;

3. Acesso Online: Pode ser acedida em telemóveis, tablets e web;

4. Multi-literacia: Literacia Digital, Literacia Financeira, Literacia Matemática;

5. Construtor: a plataforma dispõe de um construtor de fases e jogos que desenvolvem as competências criativas dos alunos.

O programa está desenvolvido tendo por base Missões: a Missão do Meio Ambiente, a Missão da Vida Marinha, a Missão do Espaço, a Missão de Cidades Inteligentes. Em cada uma os alunos aprendem novos conhecimentos de programação, através de uma linguagem visual simplificada e adaptada aos mais novos.

A STEM PLAY é utilizada em projetos pedagógicos inovadores, dentro de escolas. Os professores têm disponível formação e aulas totalmente preparadas, facilitando a implementação em contexto de sala de aula.

Mais informações, aqui.

Technovation Girls Portugal

Promotor – Happy Code

Ação - Technovation Girls Portugal

Descrição - O Technovation Girls é o maior programa mundial de educação tecnológica que tem como objetivo capacitar raparigas dos 8 aos 18 anos para se tornarem confiantes nas áreas STEM, líderes na identificação e sensibilização de problemas relevantes da atualidade e criadoras de soluções tecnológicas.

As participantes trabalham em equipa (com um máximo de cinco membros), selecionando um problema na sua comunidade e criando uma aplicação para dispositivos móveis ou um projeto de inteligência artificial para ajudar a resolvê-lo.

O programa tem um currículo associado que forma e orienta as equipas e demora cerca de 40 horas para ser concluído. Ao longo do percurso (janeiro a maio) as equipas são apoiadas por mentoras que as guiam nesta jornada desafiante em que se espera que desenvolvam conhecimentos técnicos e de negócio, mas também competências socio-emocionais.

Os trabalhos submetidos são avaliados por um júri internacional que fará comentários construtivos para melhoria dos projetos e selecionará finalistas para um evento global, que decorrerá em agosto (World Summit Technovation Girls).

Quem pode participar? Raparigas (8-18 anos); Mentores; Famílias; Divulgadores; Organizadores Patrocinadores; Formadores e Avaliadores.

Mais informações, aqui.

 

Projeto Bué Seguro

O Projeto Bué Seguro é uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) na área da segurança digital.  Incide sobre as áreas da colaboração, comunicação, proteção e privacidade em ambientes digitais, os media e suportes de dados digitais e segurança nos equipamentos, redes e artefactos.Promover o saber-fazer, o espírito de iniciativa e a criatividade, nomeadamente no âmbito da disciplina de TIC e das disciplinas do ensino secundário e profissional, mas também nos domínios de autonomia curricular (DAC), nas bibliotecas e outros projetos;

projeto Ciência da Computação

O projeto Ciência da Computação inclui as áreas do Pensamento Computacional, Programação, Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada. O pensamento computacional e a programação são implementados em conjunto, podendo, também, ser articulados com uma terceira dimensão entre as seguintes opções: Robótica, Realidade virtual e Aumentada ou a Inteligência Artificial. A participação no Projeto Ciências da Computação implica que os/as professores/as de informática o proponham nas suas escolas, para ser integrado como Oferta de Escola, Complemento à Educação Artística, Oficina, Clube ou outra iniciativa criada no âmbito da Flexibilidade e Autonomia das Escolas.

Wild Code School

A nossa capacidade humana de aprender novos conceitos permite-nos contribuir para uma comunidade e sociedade mais desenvolvida sem nunca perdermos a nossa individualidade. Num mundo em constante evolução onde a digitalização está constantemente a acelerar todos os dias, nós temos a chave para desenvolvermos as nossas skills que nos permitem adaptar a qualquer processo ou profissão. A nossa pedagogia faz de si o maior ator na nossa aprendizagem e não um estudante passivo. Nós acompanhamos o teu desenvolvimento e puxamos para que seja ainda maior e sempre contínuo. No fim serás autónomo no teu estudo e saberás como o continuar a fazer para o resto da tua carreira!

Bot Olympics 2022

O Bot Olympics é um evento educativo e formativo que tem como objetivo dar a conhecer o mundo da robótica de um prisma divertido e um pouco mais simplista a fim de cativar as mentes mais jovens para uma área enorme que é, nem mais nem menos, o futuro do mundo que nos rodeia. A edição de 2022 será a sétima deste evento, estando previstos 140 participantes provenientes de escolas de todo o território nacional, 50 membros do staff e 30 mentores (alunos ou ex-alunos de engenharia eletrotécnica).

Criação de Recursos Educativos Digitais

A conjuntura pandémica que vivenciamos atualmente levantou imensos problemas à Comunidade Educativa, mas também trouxe inúmeras oportunidades de reflexão, de ação e de renovação. Este curso vem dar resposta à necessidade de capacitação de Educadores e Professores para criar ou modificar, usar e partilhar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem, tendo como principais destinatários os Educadores de Infância e os Professores dos Ensinos Básico e Secundário, embora envolvendo indiretamente as crianças e os jovens, principais beneficiários dos recursos educativos digitais produzidos, daí termos incluído no ponto 3 também estes públicos.

ubbu Aprende a Programar

O projeto ubbu Aprende a Programar visa responder aos problemas sociais da exclusão digital, do insucesso e abandono escolar e do desemprego jovem, através da capacitação dos professores e do ensino de Ciência da Computação e da programação nas escolas públicas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico da região. O projeto terá a duração de 3 anos e decorrerá entre Dez-2019 e Nov-2022. Existem vários fatores de risco e causas que levam ao problema da exclusão do sistema de ensino e da dificuldade dos jovens no mercado de trabalho. Estes fatores manifestam-se sob a forma de desinteresse e falta de motivação pela escola, que se traduz em insucesso escolar e, tipicamente, leva ao abandono escolar.

Formação Avançada em Cibersegurança - Segurança em Infraestruturas de TIC

A Cibersegurança é, hoje em dia, considerada uma disciplina essencial para salvaguardar, de forma controlada, um dos ativos mais valiosos das organizações, o seu Sistema de Informação. A existência de diversas tecnologias e procedimentos amplamente reconhecidos e com elevada eficiência neste processo de gestão, avaliar e demonstrar o estado da Cibersegurança é, e continuará a ser, um desafio enorme. Uma das soluções para responder a esse desafio consiste na certificação, segundo uma das normas mais amplamente divulgadas, a ISO/IEC 27001. Esta certificação reconhece à organização a existência de um Sistema de Gestão da Segurança, baseado numa análise de risco e contemplando as melhores práticas conhecidas. Contudo, o processo de certificação exige um esforço considerável, sobretudo em termos da alteração de processos de negócio e do comportamento, a todos os níveis, dos responsáveis e colaboradores da organização.

Curso de Competências Digitais para Técnicos Municipais

O presente curso encontra-se alinhado com o desenvolvimento digital preconizado pela Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDE.2030. Pretende-se uma maior familiarização e utilização das principais ferramentas informáticas, com particular destaque para o processador de texto, Excel, Internet e correio eletrónico, fundamental para a gestão e resolução eficiente e eficaz de inúmeras situações profissionais com que os participantes se deparam no exercício da atividade que desenvolvem nos seus respetivos serviços.

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