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Ações com Selo INCoDe.2030

Ações com Selo INCoDe.2030

Formação Avançada em Cibersegurança - Segurança em Infraestruturas de TIC

A Cibersegurança é, hoje em dia, considerada uma disciplina essencial para salvaguardar, de forma controlada, um dos ativos mais valiosos das organizações, o seu Sistema de Informação. A existência de diversas tecnologias e procedimentos amplamente reconhecidos e com elevada eficiência neste processo de gestão, avaliar e demonstrar o estado da Cibersegurança é, e continuará a ser, um desafio enorme. Uma das soluções para responder a esse desafio consiste na certificação, segundo uma das normas mais amplamente divulgadas, a ISO/IEC 27001. Esta certificação reconhece à organização a existência de um Sistema de Gestão da Segurança, baseado numa análise de risco e contemplando as melhores práticas conhecidas. Contudo, o processo de certificação exige um esforço considerável, sobretudo em termos da alteração de processos de negócio e do comportamento, a todos os níveis, dos responsáveis e colaboradores da organização.

Curso de Competências Digitais para Técnicos Municipais

O presente curso encontra-se alinhado com o desenvolvimento digital preconizado pela Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDE.2030. Pretende-se uma maior familiarização e utilização das principais ferramentas informáticas, com particular destaque para o processador de texto, Excel, Internet e correio eletrónico, fundamental para a gestão e resolução eficiente e eficaz de inúmeras situações profissionais com que os participantes se deparam no exercício da atividade que desenvolvem nos seus respetivos serviços.

NASCI - Núcleo de Ativação, Simulação, Capacitação e Inclusão

A Epralima inspirou-se na experiência adquirida através de vários projetos no âmbito do programa Erasmus+ e criou o projeto NASCI_Núcleo de Ativação, Simulação, Capacitação e Inclusão, com a duração de três anos (2021 a 2024), destinado a colmatar os três grandes desafios identificados pelo Portugal INCoDe.2030: cidadania, emprego e conhecimento. Trata-se de um projeto que visa o aumento da literacia digital, assim como o desenvolvimento e reconhecimento de competências digitais, tendo como público-alvo a população juvenil: formandos dos Cursos Profissionais da Epralima.

DigitalProf

A digitalização do ensino, revela-se um enorme desafio aos docentes, mas em simultâneo cria uma oportunidade única para que o corpo docente melhore as suas competências digitais e, contribua para a melhoria da literacia digital, dos nossos alunos. O Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado na resolução nº 30/2020 do Conselho de Ministros preconiza a construção de uma sociedade digital como uma oportunidade para reinventar o funcionamento e organização do Estado, orientando -o mais para o cidadão, para reforçar a competitividade económica e para desenvolver um clima favorável à inovação e ao conhecimento.

Competências Digitais dos Professores Portugueses

As potencialidades das tecnologias digitais trouxeram novos e estimulantes desafios para as instituições educativas e seus professores. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber novos cenários de aprendizagem recorrendo às ferramentas disponíveis na web social. O foco encontra-se tanto num novo modelo de estudante como nas novas necessidades dos mercados de trabalho, que hoje buscam nos seus profissionais competências que vão além das fundacionais e que promovam comportamentos de ordem superior, assumindo-se como cada vez mais necessária a adoção de novas estratégias e de novas metodologias que promovam práticas pedagógicas da emancipação, nomeadamente com vista ao desenvolvimento das competências para o século 21.

NOVA IMS CHALLENGE: Applica-te

A NOVA IMS, promove desde 2016 o NOVA IMS CHALLENGE – Applica-te, um concurso de ideias para alunos do Ensino Básico ao Ensino Secundário (7º ao 12º), que visa a promoção do espírito criativo e empreendedor dos jovens e do desenvolvimento sustentável através das tecnologias. O desafio é descrever pormenorizadamente uma App para smartphone que cumpra um único propósito: contribuir para atingir um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). São atribuídos prémios aos projetos que ficarem nos três primeiros lugares, assim como ao professor/formador e à escola do projeto vencedor.

Maiores ON

A pandemia provocada pela Covid-19 causou alterações ao nível das relações sociais, sendo que, a população mais velha foi das faixas etárias em que as repercussões se fizeram sentir de forma mais severa. E é aí que a tecnologia faz toda diferença. A comunicação permite-nos estar informados, manter o contacto com amigos e familiares, reduzindo a sensação de isolamento e o acesso a muitos serviços sem necessidade de deslocações e aglomerações. Este projeto tem como objetivo potencializar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação e combater a solidão na situação pandémica vivenciada atualmente, em que o isolamento provoca efeitos devastadores na população mais envelhecida.

Nota Êxito

O NEO FUNDÃO é um Projeto de Tutorias Online para alunos do Ensino Básico, designadamente do 3.º ao 6.º ano de escolaridade. O Projeto NEO FUNDÃO define-se pela realização de tutorias e apoio escolar por videoconferência, para 50 alunos, para as disciplinas de Matemática e Português, através de acesso a uma plataforma informática interativa. A maioria dos alunos reside nas zonas rurais do concelho do Fundão onde o acesso e a disponibilização de ferramentas de apoio ao estudo é praticamente inexistente.

Code.Up

Esta ação terá lugar na Figueira da Foz em regime presencial (cumprindo todas as normas DGS) e/ou em regime de E-Learning (é possível ter ambas as situações em simultâneo neste tipo de cursos, algo que já fazem há 3 anos a esta parte), em Aveiro nas mesmas condições. Apresentam um currículo na área do desenvolvimento da literacia tecnológica para crianças a partir dos 8 anos, estruturado para proporcionar durante todos os cursos e de forma transversal e evolutiva uma experiência de aprendizagem diferenciadora, uma vez que têm os conteúdos elaborados para criar fortes competências técnicas e não-técnicas (soft-skills) a partir de um plano curricular.

VISUM 2021

A Vision Understanding & Machine Intelligence (VISUM) Summer School é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo juntar estudantes, investigadores e entusiastas, quer da academia, quer da indústria, com interesse em visão computacional e inteligência artificial. Tendo quase uma década de história, a VISUM tem-se estabelecido como uma referência nacional e internacional, atraindo, ano após ano, um número crescente de participantes, oradores e parceiros, de diversas áreas e nacionalidades.

Escape Room - a Entrevista

O conceito de Escape Room e de Escape Game para o público alvo desempregado. Trata-se de um Espaço de capacitação onde será colocada em prática uma metodologia de jogo, um exercício que combina uma experiência imersiva lúdica e ao mesmo tempo um propósito pedagógico muito forte, especificamente desenhada para o efeito e para este tipo de público alvo. Desenhado para pequenas equipas, consiste na experienciação de cenários imersivos onde é explorada a forma como alguns comportamentos-chave são manifestados sob pressão ou em contextos mais adversos, e em ambiente de grupo.

Educar na Era Digital

As alterações provocadas pela inclusão das novas tecnologias, serão inexoráveis. O ensino terá, obrigatoriamente, de adaptar-se às novas realidades da sociedade da informação e do conhecimento, sob pena de se tornar obsoleto perante o olhar dos seus atores: alunos; encarregados de educação e agentes do mercado do trabalho. Na EPATV começamos desde 2017 a desenvolver um projeto na área das tecnologias digitais aplicadas ao ensino - intitulado Escolas 4.0. com o apoio do CEDH - Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano, da Universidade Católica Portuguesa.

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