Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition
Ações com Selo INCoDe.2030

Ações com Selo INCoDe.2030

NOVA IMS CHALLENGE: Applica-te

A NOVA IMS, promove desde 2016 o NOVA IMS CHALLENGE – Applica-te, um concurso de ideias para alunos do Ensino Básico ao Ensino Secundário (7º ao 12º), que visa a promoção do espírito criativo e empreendedor dos jovens e do desenvolvimento sustentável através das tecnologias. O desafio é descrever pormenorizadamente uma App para smartphone que cumpra um único propósito: contribuir para atingir um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). São atribuídos prémios aos projetos que ficarem nos três primeiros lugares, assim como ao professor/formador e à escola do projeto vencedor.

Maiores ON

A pandemia provocada pela Covid-19 causou alterações ao nível das relações sociais, sendo que, a população mais velha foi das faixas etárias em que as repercussões se fizeram sentir de forma mais severa. E é aí que a tecnologia faz toda diferença. A comunicação permite-nos estar informados, manter o contacto com amigos e familiares, reduzindo a sensação de isolamento e o acesso a muitos serviços sem necessidade de deslocações e aglomerações. Este projeto tem como objetivo potencializar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação e combater a solidão na situação pandémica vivenciada atualmente, em que o isolamento provoca efeitos devastadores na população mais envelhecida.

Nota Êxito

O NEO FUNDÃO é um Projeto de Tutorias Online para alunos do Ensino Básico, designadamente do 3.º ao 6.º ano de escolaridade. O Projeto NEO FUNDÃO define-se pela realização de tutorias e apoio escolar por videoconferência, para 50 alunos, para as disciplinas de Matemática e Português, através de acesso a uma plataforma informática interativa. A maioria dos alunos reside nas zonas rurais do concelho do Fundão onde o acesso e a disponibilização de ferramentas de apoio ao estudo é praticamente inexistente.

Code.Up

Esta ação terá lugar na Figueira da Foz em regime presencial (cumprindo todas as normas DGS) e/ou em regime de E-Learning (é possível ter ambas as situações em simultâneo neste tipo de cursos, algo que já fazem há 3 anos a esta parte), em Aveiro nas mesmas condições. Apresentam um currículo na área do desenvolvimento da literacia tecnológica para crianças a partir dos 8 anos, estruturado para proporcionar durante todos os cursos e de forma transversal e evolutiva uma experiência de aprendizagem diferenciadora, uma vez que têm os conteúdos elaborados para criar fortes competências técnicas e não-técnicas (soft-skills) a partir de um plano curricular.

VISUM 2021

A Vision Understanding & Machine Intelligence (VISUM) Summer School é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo juntar estudantes, investigadores e entusiastas, quer da academia, quer da indústria, com interesse em visão computacional e inteligência artificial. Tendo quase uma década de história, a VISUM tem-se estabelecido como uma referência nacional e internacional, atraindo, ano após ano, um número crescente de participantes, oradores e parceiros, de diversas áreas e nacionalidades.

Escape Room - a Entrevista

O conceito de Escape Room e de Escape Game para o público alvo desempregado. Trata-se de um Espaço de capacitação onde será colocada em prática uma metodologia de jogo, um exercício que combina uma experiência imersiva lúdica e ao mesmo tempo um propósito pedagógico muito forte, especificamente desenhada para o efeito e para este tipo de público alvo. Desenhado para pequenas equipas, consiste na experienciação de cenários imersivos onde é explorada a forma como alguns comportamentos-chave são manifestados sob pressão ou em contextos mais adversos, e em ambiente de grupo.

Educar na Era Digital

As alterações provocadas pela inclusão das novas tecnologias, serão inexoráveis. O ensino terá, obrigatoriamente, de adaptar-se às novas realidades da sociedade da informação e do conhecimento, sob pena de se tornar obsoleto perante o olhar dos seus atores: alunos; encarregados de educação e agentes do mercado do trabalho. Na EPATV começamos desde 2017 a desenvolver um projeto na área das tecnologias digitais aplicadas ao ensino - intitulado Escolas 4.0. com o apoio do CEDH - Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano, da Universidade Católica Portuguesa.

CodeMaster

A CodeMaster é uma escola de formação de programadores informáticos de linguagens web, com um método de ensino inovador, tendo já sido considerado pela autarquia de Almada, como um projecto de interesse público. A inovação do curso de programação web online da CodeMaster decorre dos seguintes elementos constituintes do programa de formação:

Universidade Sénior Virtual 2.0 - Seniores ativos em casa

É uma ação que inclui aulas de Informática destinadas à população sénior, e decorre no âmbito da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade", que criou a “Universidade Sénior Virtual 2.0 - Seniores ativos em casa”, com aulas online durante a nova quarentena, desde fevereiro de 2021 até julho de 2021.

Escola de Programação: Este é o Código do Futuro

É um projeto com a missão de capacitar as crianças, os jovens e os adultos para o mundo digital, ensinando-lhes ferramentas e competências de informática, programação, robótica, Youtube, impressão e modelação 3D, drones e E-game.

The Tech Career GPS

É um programa orientado para as carreiras do futuro, porque procura igualmente corresponder às necessidades do mercado de trabalho em matéria de upskilling e reskilling, como forma de aceleração da resposta à transformação tecnológica, atualmente exponenciada pelo contexto de pandemia COVID-19.

Academia Gulbenkian do Conhecimento Mudar o Futuro

Através da implementação da abordagem de ensino Lean Education Technology da Happy Code, irá ter um impacto positivo nas competências Socio Emocionais das 80 crianças envolvidas no projeto. Serão trabalhados projetos para solucionar problemas reais da comunidade local, onde as crianças irão sensibilizar os moradores para a temática e projeto em que trabalharam.

SIGA-NOS

CONTACTOS

.PT
Rua Latino Coelho, nº 13, 5º piso
1050-132 Lisboa
Portugal

211 336 464