Promotor – Joana Miraldes
Ação – APPLICA-TE – NOVA IMS CHALLENGE (9ª Edição)
Descrição – Esta é uma iniciativa da NOVA IMS – NOVA Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da promoção do espírito empreendedor dos jovens e do desenvolvimento sustentável.
Todos os anos, alunos são desafiados a desenhar e a descrever pormenorizadamente uma App (Aplicação para Smartphones e outros dispositivos) que contribua para atingir um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Em 2024, sob o mote “Neighborhood Challenge”, o desafio consiste em desenvolver uma App inovadora com o propósito de dar resposta a desafios específicos dentro de uma comunidade local, como a área envolvente de uma escola ou uma área residencial. No final, a solução proposta deve estar alinhada com pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os projetos podem ser apresentados individualmente ou por equipas, e é necessária a nomeação de um professor/formador orientador do projeto, que assumirá a obrigação de acompanhar o/a aluno/a ou a equipa na fase final do concurso caso este/a seja pré-selecionada.
As candidaturas apresentadas são sujeitas a uma avaliação e pré-seleção, de acordo com os critérios e prémios definidos para a edição 2024. Nesta fase serão selecionadas dez candidaturas (5 de cada escalão – 3º ciclo e Ensino Secundário), que irão ser apresentadas perante o júri, na Final Nacional.
Na Final Nacional, as candidaturas pré-selecionadas são apresentadas pelos alunos e avaliadas pelo júri considerando a defesa presencial, num evento a realizar nas instalações da NOVA IMS. Após a realização das apresentações, o Júri reunir-se-á para avaliação dos projetos apresentados. Terão 30 minutos para realizar a deliberação e seleção dos vencedores. Na avaliação das candidaturas, e tendo em conta o tema definido, o júri atenderá aos seguintes critérios:
a) Originalidade e grau de inovação da ideia;
b) Criatividade;
c) Grau de relevância da ideia;
d) Sustentabilidade do projeto;
e) Viabilidade económica;
f) Capacidade de análise do mercado/realidade portuguesa e de identificação de oportunidades;
g) Análise crítica dos fatores de risco;
h) Capacidade de contornar obstáculos e aspetos negativos;
i) Definição estratégica;
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