INCoDe 2030

Portugal INCoDe.2030
República Portuguesa

PT | EN

STEMCAMP ESCOLA DE TECNOLOGIA

Promotor – Thiago Luiz Mendes

Ação – Stemcamp Escola de Tecnologia

Descrição  A stemcamp é um projeto educativo que complementa os modelos existentes com práticas pedagógicas inovadoras que possibilita transformar o futuro de crianças e adolescentes através do ensino da tecnologia e outras habilidades essenciais para o futuro. Neste projeto são resolvidos especialmente duas questões que causam profundos impactos negativos no futuro dos adolescentes, que é a falta de conhecimento em tecnologia e linguagem computacional, e a dificuldade em aprender através das novas plataformas.

Está sediado em Aveiro, no concelho de Ílhavo, onde recentemente foram aceitos para iniciar um processo de incubação no PCi – Centro de Tecnologia da Universidade de Aveiro.

Estão a atuar desde junho/2020, onde realizam Bootcamps de 1 dia de duração ensinando práticas de Programação, Robótica e Empreendedorismo para crianças de 7 a 15 anos de idade. Neste período contam com a participação de 63 crianças e adolescentes nas cidades de Aveiro, Ílhavo e Viana do Castelo. Para o mês de dezembro têm 20 outras matriculadas.

Neste formato cada bootcamp pode adotar no máximo 12 alunos por vez, onde são separados em 3 ilhas de conhecimento e todos passam por todas as ilhas. Os temas abordados nas ilhas de Programação, Robótica e Empreendedorismo estão conectados para que os alunos percebam o empoderamento que o uso da tecnologia fornece para resolução de problemas e como possibilitam a criação de coisas novas.

Ao longo dos 6 meses também foi realizado um estudo de como contornar o baixo interesse dos alunos pelas aulas online, uma vez que foi percebido por pais e professores o baixo aproveitamento dos alunos desta faixa etária no aprendizado durante o período de lockdown.

Desenvolve-se uma plataforma própria para ensino de habilidades STEM, onde testam com os alunos a realização de mais de 1 mil aulas, e chegam a um formato em que os alunos aprendem o conteúdo online, e ainda pedem para ter mais aulas.

Esta plataforma online é dirigida a crianças e adolescentes entre os 11 e os 14 anos, formada por 180 aulas em 12 trilhas de conhecimento. As aulas foram transformadas em desafios, os professores em youtubers, e as edições e padrão de comunicação são específicos semelhantes aos games top de mercado, criando com isso uma conexão real com os adolescentes para transmitir conteúdo transformador.

Puderam verificar empiricamente que adolescentes que nunca tinham tido contacto com a programação, terminam o programa aptos para criar jogos e pequenas aplicações por conta própria, além de despertar a visão empreendedora.

Também têm encontros semanais com alunos por teleconferência para mantê-los motivados a dar continuidade nos estudos de tecnologia.

Os próximos passos, com o apoio da incubação da Universidade de Aveiro, é levar o projeto dos Bootcamps para locais onde o ensino de programação tem maior dificuldade em chegar, e também levar a plataforma online para países que falem a língua portuguesa.

Mais informações em: https://www.stemcamp.fun/