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SCRATCHONROAD

Promotor – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola nº10 de Coimbra

Ação – ScratchOnRoad

Descrição – Atividade dirigida aos alunos do 4º ano de escolaridade (1º ciclo), realizada em regime de itinerância, em componente letiva e integrando as atividades curriculares da turma. Tem como objetivo o desenvolvimento de competências na área da programação em linguagem scratch, permitindo, em simultâneo, o desenvolvimento de competências transversais fundamentais para a vida académica e pessoal, o trabalho em projeto e uma aproximação dos alunos à comunidade e desta aos alunos/turmas, através do apadrinhamento por parte de empresas/instituições.

Esta atividade desenvolve-se em diferentes fases, considerando a dinâmica do ano letivo:

1. Apresentação da empresa investidora (Investidor Social) às turmas que apoia: através de uma visita dos alunos à própria empresa ou da empresa à escola.

2. Definição, pela empresa, da temática a ser trabalhada, sendo depois as crianças que decidem qual o produto que vão desenvolver de acordo com a temática apresentada. Será sempre uma temática relacionada com a empresa e que responde aos objetivos pedagógicos da turma e relacionada com as orientações curriculares do ensino básico (educação para a cidadania, educação ambiental, educação para a saúde, educação rodoviária, entre outras).

3. No Primeiro Período letivo são desenvolvidas atividades pedagógicas com os alunos e professores que permitem o desenvolvimento de competências na área da Programação Scratch. Esta etapa tem a duração de cerca de 3 meses.

4. No Segundo Período letivo são colocados diferentes desafios aos alunos, que permitem o desenvolvimento de competências sociais, trabalho de pesquisa sobre o tema que estão a desenvolver, criação de materiais dinâmicos e contínua promoção da autonomia de trabalho.

5. O terceiro período letivo é dedicado ao planeamento e desenvolvimento do produto pedagógico em Programação Scratch que reflete as aprendizagens adquiridas nas fases anteriores. O formador tem nesta fase um papel de orientador, permitindo que a criatividade dos alunos e a sua autonomia permitam a produção de materiais diferenciadores.

6. Todos os produtos desenvolvidos no âmbito do projeto são devolvidos às empresas investidoras que os poderão utilizar posteriormente como forma de comunicação ou divulgação da sua Responsabilidade Social junto da comunidade.

Mais informações em: https://caspae.pt/PT/ ou https://www.facebook.com/CASPAEIPSS/