Promotor – Sara Dias Trindade
Ação – Competências Digitais dos Professores Portugueses
Descrição – As potencialidades das tecnologias digitais trouxeram novos e estimulantes desafios para as instituições educativas e seus professores. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber novos cenários de aprendizagem recorrendo às ferramentas disponíveis na web social. O foco encontra-se tanto num novo modelo de estudante como nas novas necessidades dos mercados de trabalho, que hoje buscam nos seus profissionais competências que vão além das fundacionais e que promovam comportamentos de ordem superior, assumindo-se como cada vez mais necessária a adoção de novas estratégias e de novas metodologias que promovam práticas pedagógicas da emancipação, nomeadamente com vista ao desenvolvimento das competências para o século 21.
É, pois, fundamental que os professores adquiram competências digitais que lhes permitam a utilização dessas tecnologias de forma eficaz. No projeto “Avaliação das competências digitais dos docentes portugueses” sediado no CEIS20- Univ. de Coimbra, a partir dos resultados alcançados, definiram-se estratégias a implementar no sentido de formação contínua adequada à superação das dificuldades encontradas, auxiliando os docentes a promover as competências referidas, complementando as pedagogias e metodologias já existentes com novas estratégias focadas em projetos, pesquisas ou métodos de aprendizagem adaptativos.
Nesse sentido, a Unidade de E@D da UC acolhe as 3 oficinas de formação preparadas no âmbito deste projeto, com vista a colmatar as fragilidades e necessidade de formação ao nível da avaliação digital, da capacitação dos estudantes para o uso do digital e de estratégias de ensino e aprendizagem em ambientes digitais.
Estas Oficinas de Formação foram acreditadas pelo CCPFCP, cada uma com a duração de 25h, com foco no desenvolvimento de competências ao nível do uso de tecnologias digitais para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores. Têm como principais objetivos específicos:
Ação 1: Estratégias para a promoção de competências digitais na aprendizagem
– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais;
– Identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes.
Ação 2: Ecossistemas Digitais de Ensino e Aprendizagem.
– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes um envolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem;
– Integrar recursos digitais na planificação e implementação de estratégias de ensino e aprendizagem.
Ação 3: Estratégias de monitorização e avaliação através de recursos e métodos digitais
– Preparar recursos digitais que permitam a análise de evidências das competências dos estudantes bem como o feedback sobre essas evidências;
– Desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa.
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