Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the foogallery domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/incode2030gov/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the premium-addons-for-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/incode2030gov/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/incode2030gov/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/incode2030gov/public_html/wp-includes/functions.php:6114) in /home/incode2030gov/public_html/wp-content/plugins/wp-security-hardening/wp-hardening.php on line 91

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/incode2030gov/public_html/wp-includes/functions.php:6114) in /home/incode2030gov/public_html/wp-content/plugins/wp-security-hardening/wp-hardening.php on line 95

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/incode2030gov/public_html/wp-includes/functions.php:6114) in /home/incode2030gov/public_html/wp-includes/functions.php on line 7137
COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES PORTUGUESES - INCoDe 2030

INCoDe 2030

Portugal INCoDe.2030
República Portuguesa

PT | EN

COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES PORTUGUESES

Promotor – Sara Dias Trindade

Ação – Competências Digitais dos Professores Portugueses

Descrição  As potencialidades das tecnologias digitais trouxeram novos e estimulantes desafios para as instituições educativas e seus professores. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber novos cenários de aprendizagem recorrendo às ferramentas disponíveis na web social. O foco encontra-se tanto num novo modelo de estudante como nas novas necessidades dos mercados de trabalho, que hoje buscam nos seus profissionais competências que vão além das fundacionais e que promovam comportamentos de ordem superior, assumindo-se como cada vez mais necessária a adoção de novas estratégias e de novas metodologias que promovam práticas pedagógicas da emancipação, nomeadamente com vista ao desenvolvimento das competências para o século 21.

É, pois, fundamental que os professores adquiram competências digitais que lhes permitam a utilização dessas tecnologias de forma eficaz. No projeto “Avaliação das competências digitais dos docentes portugueses” sediado no CEIS20- Univ. de Coimbra, a partir dos resultados alcançados, definiram-se estratégias a implementar no sentido de formação contínua adequada à superação das dificuldades encontradas, auxiliando os docentes a promover as competências referidas, complementando as pedagogias e metodologias já existentes com novas estratégias focadas em projetos, pesquisas ou métodos de aprendizagem adaptativos.

Nesse sentido, a Unidade de E@D da UC acolhe as 3 oficinas de formação preparadas no âmbito deste projeto, com vista a colmatar as fragilidades e necessidade de formação ao nível da avaliação digital, da capacitação dos estudantes para o uso do digital e de estratégias de ensino e aprendizagem em ambientes digitais.

Estas Oficinas de Formação foram acreditadas pelo CCPFCP, cada uma com a duração de 25h, com foco no desenvolvimento de competências ao nível do uso de tecnologias digitais para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores. Têm como principais objetivos específicos:

Ação 1: Estratégias para a promoção de competências digitais na aprendizagem

– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais;

– Identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes.

Ação 2: Ecossistemas Digitais de Ensino e Aprendizagem.

– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes um envolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem;

– Integrar recursos digitais na planificação e implementação de estratégias de ensino e aprendizagem.

Ação 3: Estratégias de monitorização e avaliação através de recursos e métodos digitais

– Preparar recursos digitais que permitam a análise de evidências das competências dos estudantes bem como o feedback sobre essas evidências;

– Desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa.

Mais informações, aqui.