INCoDe 2030

Portugal INCoDe.2030
República Portuguesa

PT | EN

INDICADORES E METAS

Portugal no contexto europeu: metas a atingir

Os indicadores e as metas a utilizar para a monitorização da evolução das competências digitais em Portugal, sem prejuízo de outros que venham a ser considerados posteriormente, estão definidos por eixo de ação do INCoDe.2030.

Educação

Educação - Indicadores e Metas

Indicador Último valor Meta 2025 Meta 2030
01 Número médio de alunos por computador com ligação à Internet (fonte: DGEEC). 4,9 (2019) 1 1
02 % de indivíduos com competências digitais mais do que básicas - dos 16 aos 19 anos (fonte: Eurostat). 67% (2019) 80% 90%

Formação e qualificação

Formação e qualificação - Indicadores e Metas

Indicador Último valor Meta 2025 Meta 2030
01 % de empregados que utilizam computadores com ligação à Internet no trabalho (fonte: Eurostat). 43 % (2020) 50% 60%
02 % de empresas que fornecem formação em competências TIC aos seus colaboradores (fonte: Eurostat). 23 % (2020) 30% 35%
03 % dos indivíduos com competências básicas de software (fonte: Eurostat). 49% (2019) 55% 60%
04 % de indivíduos que utilizam a Internet para cursos online (fonte: Eurostat). 14 % (2020) 20% 25%
05 % de empresas que vendem online (fonte: Eurostat). 21 % (2020) 30% 40%

Inclusão

Inclusão - Indicadores e Metas

Indicador Último valor Meta 2025 Meta 2030
01 % de agregados familiares com acesso à Internet (fonte: Eurostat). 84% (2020) 90% 97%
02 % de indivíduos que nunca utilizaram a Internet (fonte: Eurostat) . 18% (2020) 10% 5%
03 % de indivíduos com competências digitais básicas ou mais do que básicas (fonte: Eurostat). 52% (2019) 70% 80%
04 % de indivíduos com competências digitais mais do que básicas (fonte: Eurostat). 32% (2019) 40% 50%
05 % de indivíduos que utilizaram a Internet para serviços públicos online — últimos 12 meses (fonte: Eurostat). 45% (2020) 65% 85%
06 % de indivíduos que utilizam a Internet para fazer videochamadas (fonte: Eurostat). 60% (2020) 70% 90%
07 % de população que usa internet banking — últimos 3 meses (fonte: Eurostat). 60% (2020) 70% 90%

Formação avançada

Formação avançada - Indicadores e Metas

Indicador Último valor Meta 2025 Meta 2030
01 % de especialistas TIC no emprego (fonte: Eurostat) . 3,6% (2019) 5% 7%
02 % de mulheres entre o total de especialistas TIC no emprego (fonte: Eurostat). 18,3% (2019) 25% 30%
03 % de diplomados em TIC (fonte: Eurostat). 2,2% (2018) 5% 8%
04 % de mulheres a frequentar licenciaturas e mestrados em áreas TIC (fonte: Eurostat). 19,6% (2018) 22% 25%
05 % de doutorados em TIC (fonte: Eurostat). 3,4% (2018) 4% 5%

Investigação

Investigação - Indicadores e Metas

Indicador Último valor Meta 2025 Meta 2030
01 % despesa total I&D em função do PIB — GERD intramuros (fonte: Eurostat). 1,4% (2019) 2% 2,5%
02 % despesas das empresas em I&D em função do PIB — BERD (fonte: Eurostat). 0,74% (2019) 1,5% 2%