Governo de PortugalPrograma Nacional de Reformas

National Coalition

QUALIFICAÇÃO (EIXO 03)

Qualificar a população ativa dotando-a dos conhecimentos necessários à integração num mercado de trabalho que depende fortemente de competências digitais.

As necessidades de TIC no mercado de trabalho têm vindo a crescer de forma muito expressiva e, apesar das ainda elevadas taxas de desemprego, em particular do desemprego jovem, a resposta a essas necessidades não têm sido suficiente. O desencontro entre as necessidades do mercado de trabalho e a disponibilidade de profissionais qualificados obriga a intervir em diversas dimensões para que a oferta formativa em TIC seja reforçada, designadamente para dar resposta aos enormes desafios colocados pela digitalização progressiva de praticamente tudo, desde os serviços à indústria, agricultura, serviços de saúde, ambiente, etc.

Assim sendo, no futuro imediato, a promoção da formação de técnicos intermédios, em áreas bem definidas e dirigidas a setores económicos específicos, é uma prioridade. Esses setores têm de ser envolvidos no processo, através da criação de redes, da oferta de estágios, da participação na definição de conteúdos e da criação de contextos de formação conjunta/colaborativa.

Simultaneamente, não devem ser descuradas as ações de reorientação profissional para áreas das competências digitais, tanto no que se refere a diplomados CTEM em áreas com maior desemprego, como no que diz respeito a professores e formadores em áreas nas quais há um excesso de oferta.

FOLLOW US

CONTACTS

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126
1249-074 Lisboa
Portugal

+351 213911554
+351 213917634